Série Vitaminas: vitamina C
Conheça para que servem cada uma das vitaminas do complexo C, onde podem ser encontradas e quando tomar o suplemento
A vitamina C é essencial para a formação óssea, na cicatrização de feridas e na manutenção de gengivas saudáveis. Além de ser um antioxidante que protege o corpo dos danos causados pelos radicais livres. (1)
O nutriente também protege o sistema imunológico, diminuindo a gravidade das reações alérgicas e ajuda a combater infecções. (1)
Onde encontrar
Para manter bons níveis adequados de vitamina C, as pessoas precisam consumir diariamente alimentos como: frutas cítricas, pimentão verde, pimentão vermelho, morango, tomate, brócolis, couve de bruxelas, nabo, groselha indiana e outros vegetais. (1,2).
O corpo precisa do nutriente para várias funções (2):
- Produzir colágeno, L-carnitina e alguns neurotransmissores;
- Absorver o ferro;
- Estimular o sistema imunológico;
- Melhorar a cicatrização de feridas.
Deficiência da Vitamina C
Quando há a deficiência desta vitamina, é bem provável que o paciente tenha anemia, infecções, sangramento nas gengivas, escorbuto, má cicatrização de feridas, hemorragia capilar, degeneração muscular, placas ateroscleróticas e distúrbios neuróticos. (1)
Efeitos colaterais
Quando o uso é feito de forma exagerada, o corpo pode reagir com alguns efeitos colaterais, incluindo (3):
- Náuseas, vômitos e diarreia;
- Azia;
- Cólicas estomacais ou inchaço;
- Fadiga e sonolência, ou, às vezes, insônia;
- Dor de cabeça;
- Vermelhidão da pele.
Em alguns casos, a vitamina C pode causar pedras nos rins, especialmente quando ingeridas em altas doses. (3)
A recomendação é informar ao médico a quantidade que o paciente está tomando antes de fazer qualquer exame médico. Afinal, altos níveis de vitamina C podem interferir nos resultados de alguns testes, como fezes, sangue e glicose. (3)
Como consumir a recomendação diária
A recomendação diária para adultos é de 2.000 mg por dia. Porém, se uma pessoa consumir mais de 1.000 mg de vitamina C por dia, o corpo não conseguirá absorver tudo e isso pode levar a diarreia e desconforto gastrointestinal. (2)
Muitas pessoas consomem muita vitamina C por conta de sua dieta, porém seus corpos não conseguem armazená-los. Por isso, é preciso estar atento(a), pois ter uma alta ingestão de suplementos pode resultar em cálculos renais. (2)
É recomendado que a alimentação com o nutriente seja adequada com a idade do paciente. A quantidade não deve ser insuficiente nem excessiva. (4)
Pacientes com hemocromatose hereditária - distúrbio de absorção de ferro - devem conversar com médicos e profissionais de saúde antes de tomar suplementos de vitamina C, pois altos níveis podem levar a danos nos tecidos. (2)
Referências: 1. Vitamin C in Disease Prevention and Cure: An Overview. National Library of Medicine (NIH). Último acesso em 20 de abril de 2023. 2. Vitamin C: Why is it important?. MedicalNewsToday. Último acesso em 20 de abril de 2023. 3. Vitamin C. Mayo Clinic. Último acesso em 20 de abril de 2023 4. Alimentação Saudável. Ministério da Saúde. Último acesso em 20 de abril de 2023.