Síndrome do Intestino Irritável e a intolerância à lactose

Os dois casos têm sintomas parecidos e somente uma avaliação médica pode informar o diagnóstico correto

Publicado em: 2 de julho de 2020  e atualizado em: 7 de março de 2023
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Existem diferenças entre a Síndrome do Intestino Irritável (SII) e a Intolerância a Lactose. É uma confusão muito comum entre os pacientes, por os sintomas serem semelhantes. Se a pessoa tem intolerância à lactose, vai reagir a um alimento específico, como algum do grupo dos laticínios. Na Síndrome, isso ocorre de forma mais generalizada, com mais alimentos, como os fermentados, e o paciente pode se sentir mal mesmo sem ter ingerido qualquer alimento.  A sua detecção depende da eliminação de outras doenças com causas aparentes1.

"O portador da SII quase sempre possui algum tipo de intolerância alimentar", diz a nutricionista Marília Pinheiro César1. O jejum é um período que a SII aparece mais claramente, pois há um superaquecimento bacteriano, "borbulhante", devido ao intestino ter mais contrações e espasmos. Na intolerância é geralmente um reflexo da alimentação, quase imediata, e não há dor muito proeminente. Na síndrome existe uma relação com a evacuação ou consistência das fezes. O tratamento é feito com alteração de dieta e tratamento farmacológico1.  

Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre as diferenças da Síndrome do Intestino Irritável e Intolerância à Lactose:

 

Fontes: 1. Restrição de lactose reduz Síndrome do Intestino Irritável. Agência USP. Nutricionista Marília Pinheiro César. Último acesso em 15 de junho de 2021. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?