Uso consciente de medicamentos

Confira o manual com orientações para o uso correto dos medicamentos

Publicado em: 13 de julho de 2021  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

O uso de medicamentos é parte importante no tratamento de uma patologia, mas precisa ser usado de forma consciente para que tenha efeito. Se administrado de maneira errada, os medicamentos podem trazer sérias complicações, e até levar a morte¹. 

Por isso, apenas faça uso de qualquer medicamento após passar por consulta médica e se prescrito pelo médico que o atendeu. É importante seguir corretamente a posologia indicada, o horário e o tempo recomendado, bem como quaisquer outras orientações recebidas do profissional de saúde. Leia a bula e entenda para que o remédio é indicado e, em caso de dúvida, converse com o médico ou farmacêutico. Não prolongue ou interrompa o uso do medicamento².

O uso indiscriminado de medicamentos e o descarte em locais inapropriados podem acarretar danos à saúde e ao meio ambiente. 

Responda ao teste e saiba o que é Mito ou Verdade sobre o uso consciente de medicamentos aqui. Na mesma página, é possível saber mais sobre a relação de antibióticos e superbactérias.

Consumo inadequado de antibióticos x superbactérias

As superbactérias são aquelas que conseguem resistir ao tratamento mesmo com o uso de uma grande quantidade de antibióticos. As bactérias que conseguem sobreviver são as chamadas de resistentes, que conseguem resistir porque passam por mutações. Elas se multiplicam e vão passando seu gene de resistência para suas descendentes. O uso em grande quantidade de antibióticos ou de forma desnecessária é uma das principais razões para a resistência bacteriana.  Leia mais em Você sabe o que é uma superbactéria?³

Por se tornarem mais difíceis de tratar, estão causando grande preocupação na comunidade médica ao redor do mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) inclusive, criou a Semana Mundial de Conscientização do Uso Racional de Antibióticos, com o objetivo de promover informações sobre o assunto no mundo inteiro⁴. Ela ocorre geralmente em novembro. No artigo “Uso racional de antibióticos: a conscientização nunca foi tão urgente” é possível encontrar mais informações sobre o assunto, incluindo algumas ações que as pessoas podem fazer para ajudar a combater este quadro.

Agora que você já leu sobre o tema, teste seus conhecimentos no quiz sobre Resistência Bacteriana e saiba se você faz o uso correto de antibióticos

Manual do Uso Consciente de Medicamentos

A Eurofarma desenvolveu o Manual de Uso Consciente de Medicamentos, com o objetivo de educar a população sobre o uso indiscriminado de medicamentos e o descarte correto das embalagens, entre outros temas.

No material é possível encontrar informações sobre o uso consciente, ou seja, seguindo as recomendações dos profissionais de saúde, utilizando-se do medicamento indicado para a condição clínica, na posologia e período corretos. Além disso, o documento ensina como fazer o descarte em locais seguros e apropriados, evitando danos à saúde e ao meio ambiente e apresenta uma lista de postos de coleta. Outros temas abordados são:  

  • Conteúdo das embalagens;
  • Diferença entre medicamentos de referência, fitoterápico, genérico e similar;
  • Como entender a bula;
  • As diferentes vias de aplicação;
  • Situações que exigem cuidados.

O manual Uso Consciente de Medicamentos pode ser encontrado no site da Eurofarma, acessando https://eurofarma.com.br/uso-consciente-medicamentos.

 

 

Fontes: 1. Uso Racional de Medicamentos. Fundação Oswaldo Cruz-fiocruz. Último acesso em 25 de junho de 2021. 2. Cartilha para a promoção do uso racional de medicamentos. Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 25 de junho de 2021. 3. Superbactérias: de onde vêm, como vivem e se reproduzem. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Último acesso em 25 de junho de 2021. 4. World Antibiotic Awareness Week, 12-18 November 2018. WHO Último acesso em 25 de junho de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?