Vacine contra a poliomielite

Doença foi erradicada em 1989, mas baixa cobertura vacinal ameaça população brasileira

Publicado em: 30 de novembro de 2022  e atualizado em: 1 de dezembro de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A cobertura vacinal é essencial para que a poliomielite continue sendo uma doença rara - o último caso registrado no Brasil foi em 1989 e o país até recebeu certificação da Organização Pan-Americana da Saúde de área livre do poliovírus selvagem. Mas, com a pandemia, a vacinação em geral sofreu diminuição, principalmente entre as crianças (1).

Mas, afinal, o que é a poliomielite? (2)

A pólio, como é mais conhecida a doença, é altamente contagiosa por meio de água ou alimentos contaminados ou contato com infectado – o poliovírus se aloja no intestino. A maior parte dos que “pegam” a doença passa sem maiores problemas, com sintomas que lembram uma gripe. Mas em alguns casos, o vírus pode acometer o sistema nervoso, causando paralisia nas pernas ou braços - e em casos mais raros, mira partes do cérebro que ajudam a respirar, o que pode levar à morte. Ela não tem cura, daí a importância da vacinação.

Crianças são as vítimas

As crianças abaixo de cinco anos são as mais afetadas - e a vacinação ocorre nessa fase com três doses injetáveis (2 ,4 e 6 meses) e mais duas de reforço orais, as famosas gotinhas. (3,4)

Os sinais alarmantes são quando os sintomas (1,2,3) extrapolam a mera gripe, com febre, mal-estar, dor de cabeça, vômito, diarreia, constipação, espasmos e rigidez na nuca. Avançando o quadro, pode haver flacidez muscular, que indica que houve destruição de parte do sistema nervoso, levando esse paciente a ter um quadro de paralisia permanente das pernas ou braços. 

O tratamento (1,2) é a internação, visando os sintomas, já que não há remédio para a poliomielite. Entre as sequelas para aqueles que infelizmente são acometidos pela doença estão o pé torto, o crescimento assimétrico das pernas, a osteoporose, a hipersensibilidade ao toque, entre outras. Chegando nesse ponto, a fisioterapia é indicada para minimizar os efeitos. Portanto, é essencial manter a vacinação entre as crianças.

Referências: 1. Ministério da Saúde Pede que País Vacinem Filhos Contra a Poliomielite. Ministério da Saúde. Último acesso em 22 de novembro de 2022. 2. O que é a Poliomielite?. Ministério da Saúde. Último acesso em 22 de novembro de 2022. 3. Poliomielite. Organização Pan-Americana de Saúde. Último acesso em 22 de novembro de 2022. 4. Esquema Vacinal Completo Garante Proteção Contra Poliomielite. Ministério da Saúde. Último acesso em 28 de novembro de 2022. 

 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?