Você pensa nos fatores de risco para diabetes?

Você sabia que quase 10% dos brasileiros vivem com diabetes? Entenda os principais fatores de risco, e descubra se você está no grupo que precisa redobrar a atenção com a saúde.

Publicado em: 16 de outubro de 2025  e atualizado em: 16 de outubro de 2025
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A menos que você conviva com uma pessoa com diabetes dentro da sua casa, é pouco provável que você pense no seu próprio risco de desenvolver a doença.

Mas saiba que quase 10% da população que vive no Brasil hoje são pacientes de diabetes e o risco da doença aumenta à medida que a população envelhece e os índices de obesidade e sobrepeso aumentam.

A obesidade é o principal fator de risco para o desenvolvimento do diabetes mellitus tipo 2. Portanto, se você começou a ter problemas com a balança e com as roupas mais apertadas, que tal começar um plano para melhorar sua saúde?

A Sociedade Brasileira de Diabetes desenvolveu um teste rápido para conhecer seu risco de desenvolver diabetes, que não substitui a consulta médica e nem os exames laboratoriais, mas serve para alertar as pessoas sobre seus hábitos. Faça o teste aqui.

Além da obesidade, conheça outras 11 condições que podem te pôr em risco de diabetes tipo 2 1:

  1. Idade a partir de 45 anos
  2.  Membro de uma população de alto risco: afro-americano, hispânico/latino, indígena americano, nativo do Alasca, asiático-americano, ilhéu do Pacífico
  3.  Histórico familiar de diabetes (por exemplo, pai/mãe ou irmão/irmã)
  4.  Histórico de diabetes gestacional ou parto de bebê com peso superior a 4 quilos
  5.  Falta de atividade física
  6. Hipertensão superior a 140x90mmHg ou tomando remédios para hipertensão
  7. Nível de colesterol (HDL) elevado
  8. Nível de triglicerídeos elevado
  9.  Outras condições associadas à resistência à insulina (esteato-hepatite não alcoólica, síndrome dos ovários policísticos)
  10.  Doença cardiovascular aterosclerótica
  11. Tratamento com antipsicóticos atípicos (por exemplo, clozapina e olanzapina) ou glicocorticoides (por exemplo, prednisona, Metilprednisolona e Dexametasona)

Faça seu teste e converse com o médico sobre seus riscos, mas desde já, observe sua alimentação e inclua verduras, frutas e legumes diariamente nas refeições. Ande a pé, dance, procure uma atividade física que seja divertida para você. Coloque sua saúde em primeiro lugar!

Referências

1. National Institutes of Health – National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. “Risk factors of diabetes”. Disponível em https://www.niddk.nih.gov/health-information/professionals/clinical-tools-patient-management/diabetes/game-plan-preventing-type-2-diabetes/prediabetes-screening-how-why/risk-factors-diabetes. Outubro 2015.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?