Dia do medicamento Genérico - 20 de Maio 

Genéricos Eurofarma: há 21 anos ampliando o acesso a tratamentos no Brasil


Neste Dia Nacional do Medicamento Genérico, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre os Genéricos Eurofarma, no mercado desde 2001. Sim, o medicamento genérico é uma conquista tão importante para a ampliação do acesso a tratamentos medicamentosos no Brasil que ele tem um dia só para chamar de seu: o dia 20 de maio, data em que é celebrado o Dia Nacional do Medicamento Genérico.

Desenvolvidos pela primeira vez na década de 1960 nos Estados Unidos, os genéricos chegaram ao Brasil em 1999, por meio da Lei dos Medicamentos Genéricos (Lei nº 9.787)1 e, portanto, existem há 23 anos por aqui enquanto uma alternativa segura, econômica e eficaz no tratamento de doenças. Tão duradoura quanto essa história do medicamento no Brasil é a dos Genéricos Eurofarma, no mercado desde 2001. Por isso, para celebrar a data, gostaríamos de convidá-lo a relembrar algumas conquistas importantes e conhecer um pouco mais sobre essa trajetória.

Também neste Dia Nacional do Medicamento Genérico, lembramos que é essencial, no momento da dispensação, que o farmacêutico atenda a prescrição médica e sugira uma alternativa genérica para o consumidor, sempre que houver. O farmacêutico está autorizado a sugerir a troca do medicamento de referência por um genérico: a chamada intercambialidade é um ato legal, ético e importante para o paciente. Você, enquanto farmacêutico, terá cumprido seu papel toda vez que alguém sair da farmácia seguro e confiante da informação e produto que está levando para casa.

Genéricos Eurofarma: 21 anos de história

O desenvolvimento de genéricos, essa classe tão essencial de medicamentos para a saúde pública, é uma das nove áreas de atuação da Eurofarma, pioneira no lançamento dos primeiros medicamentos genéricos para tratamento oncológico, antitabagismo e anticoncepcional oral.2 Desde o início, o intuito foi ofertar tratamentos relevantes, de qualidade e a menor custo. Atualmente, entre os dois principais laboratórios de genérico em faturamento no País3, a Eurofarma lançou, só em 2020, 18 produtos e 37 novas apresentações por meio de sua Unidade Genéricos.2 Trabalhando com a oferta de uma gama importante de produtos, com qualidade e preço competitivo, a divisão de Genéricos, ocupa a 2ª posição no ranking de genéricos3, com 13,45% de participação no mercado.

Bastante diverso, o portfólio inclui moléculas exclusivas, que são os genéricos exclusivos da Eurofarma; moléculas semi exclusivas, sendo consideradas aquelas que possuem até três concorrentes no mercado; produtos líderes de mercado, ou seja, as moléculas de sucesso absoluto; e os lançamentos com grande potencial de vendas.
Para acessar a lista de medicamentos genéricos, com todas as apresentações de produtos, clique aqui.

 

Genéricos Eurofarma em números

Mais de 236 apresentações5
Presença em mais de 90 mil farmácias e drogarias (independentes e redes)
Mais de R$ 1 bilhão em faturamento, em 20215
2º lugar em vendas de genéricos no Brasil 

 

Sobre a Eurofarma

A Eurofarma é uma multinacional de capital 100% brasileiro e, desde 1972, é reconhecida pela comunidade médica e pela sociedade por promover acesso à saúde e com foco em tratamento com preço acessível, qualidade e inovação.6

Atua em 20 países da América Latina, com 10 plantas fabris estrategicamente distribuídas, e conta com um amplo portfólio que atende diversas especialidades médicas, sendo referência em sistema nervoso central, anti-infecciosos e medicamentos hormonais. 

Ao longo dos 50 anos de história, além do alto investimento em P&D para desenvolvimento de novos produtos, a Eurofarma investe em inovação em saúde de uma forma mais ampla, desde novas tecnologias para otimização de processos até em plataformas disruptivas que visam novos modelos de negócio.6

Clique aqui para saber mais.

Fontes: 1. BRASIL, Lei nº 9.787, de 10 de Fevereiro de 1999. 2. Resolução RDC n° 333, de 19 de novembro de 2003. 3. Eurofarma. Genéricos. 4. IQVIA - Base abr/2021 em REAIS PPP. 5. IQVIA|PMB unidades e valores MAT_edição de janeiro de 2022. 6. Eurofarma. Quem somos. 7. Eurofarma. Medicamento genérico completa 20 anos.