Cistite

Essa infecção acomete a bexiga e, na maioria das vezes, é provocada por bactérias

Ouvir o texto Parar o Audio

A cistite é uma infecção que acomete a bexiga e que, na maioria das vezes, é provocada por bactérias como a Escherichia coli, que habita o intestino. Quando atinge o trato urinário, pode infectar a bexiga e provocar a cistite. Além disso, estas bactérias também podem alcançar a uretra, provocando a uretrite, ou os rins, acarretando a pielonefrite, considerado a forma mais grave de infecção por essas bactérias¹,².

A cistite é mais comum em mulheres, por conta da anatomia de sua região genital, uma vez que a uretra feminina é mais curta que a do homem, e sua entrada está próxima da vagina e do ânus. Entretanto, homens e crianças também podem sofrer com cistite. Homens acima dos 50 anos precisam ter atenção especial, pois o crescimento da próstata pode provocar retenção de urina na bexiga, ocasionando a cistite¹,².

Sintomas


Os sinais mais comuns de cistite são¹ vontade de urinar com frequência, dor ou ardor ao urinar, pouca quantidade de urina eliminada, dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre, e em casos de infecção complicada ou pielonefrite pode ocorrer febre.

Diagnóstico²

O diagnóstico de cistite é clínico e não há necessidade de nenhum exame complementar. Em casos selecionados, como infecções urinárias de repetição ou populações especiais, como gestantes, é adequado coletar o exame de cultura de urina para identificação da bactéria causadora e realização de antibiograma para escolha do melhor tratamento. Pode ser solicitado um exame de imagem para descartar casos de cálculo renal ou outras complicações².

Tratamento

Após o diagnóstico de cistite o médico irá prescrever o antibiótico adequado de acordo com o perfil de sensibilidade de cada região e das características de cada paciente. Em casos que for coletado cultura de urina, o tratamento poderá ser adequado após o resultado final do antibiograma. É importante que o paciente respeite as recomendações de posologia e tempo de tratamento, especialmente as mulheres que podem ser acometidas pela cistite de repetição¹.

A cistite de repetição é quando a mulher apresenta este quadro mais de três vezes no último ano ou duas vezes nos últimos seis meses.  Isso indica que ela tem predisposição a desenvolver este tipo de infecção e precisará tomar alguns cuidados extras, podendo ser necessário utilizar medicações para prevenir novas infecções².

Prevenção¹,²

Beba bastante água;

Urine com frequência e sempre que estiver com vontade (não segurar o xixi);

Urine após as relações sexuais, pois a urina ajuda a eliminar possíveis bactérias que tenham chego ao trato urinário;

Faça higienização adequada das regiões íntimas;

Evite duchas vaginais;

Ao evacuar, limpe com papel higiênico no sentido frente para trás;

Evite roupas íntimas muito justas e que retenham calor e umidade;

Troque com frequência absorventes higiênicos;

Evite fumar;

Evite o consumo de álcool, cafeína e temperos fortes pois essas substâncias irritam o trato urinário.

Procure um médico sempre que sentir dor ou ardor ao fazer xixi e evite a automedicação.

 

Fontes: 1. Cistite. Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 26 de agosto de 2021. 2. Infecção Urinária: Tratamento, sintomas e fatores de risco. Blog Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 26 de agosto de 2021. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar