Lipedema

Condição que provoca inchaço e acúmulo de gordura nas pernas é mais comum de ocorrer em mulheres

Ouvir o texto Parar o Audio

O lipedema é o nome que se dá ao quadro de deposição anormal de gordura em glúteos e pernas e que pode vir acompanhada por edema ortostático¹, inchaço comum em mulheres que passam o dia inteiro em pé². O lipedema afeta quase exclusivamente mulheres em idade adulta¹, mas há relato de homens acometidos.

O lipedema é uma condição vascular crônica, de origem hormonal. A paciente sente dores nas regiões onde surge o acúmulo de gordura. Também podem surgir hematomas, peso nos membros e até queda de cabelo. Por essa gordura estar localizada em toda a extensão dos membros inferiores, exceto o pé, o lipedema pode comprometer a mobilidade da pessoa³.
O lipedema pode ser dividido em 4 estágios e existem 5 tipos diferentes. São eles⁴:

Estágios:

  1. Pele macia, aumento de gordura nos tecidos subjacentes;
  2. Aparecimento de mais gordura e nódulos;
  3. Endurecimento do subcutâneo, nódulos grandes e almofadas de gordura, especialmente nos joelhos e coxas;
  4. Lipedema com linfedema (lipolinfedema).

Tipos de lipedema:

  1. Aparece nas nádegas e nos quadris;
  2. Afeta a região que vai das nádegas até os joelhos, com acúmulo de gordura ao lado dos joelhos;
  3. O acúmulo de gordura se dá na região das nádegas até os tornozelos;
  4. Acomete apenas os braços;
  5. Ocorre apenas as pernas.

É comum os tipos 2 e 3 estarem associados ao tipo 4.

Causa

O lipedema pode ter origem hereditária, já que mulheres de uma mesma família tendem a desenvolver esta condição. Existem alguns momentos da vida da mulher que são mais propensos ao seu desenvolvimento como a puberdade, gravidez e menopausa, já que sua origem vem do sistema endócrino³.

Diagnóstico

Ainda não existe um teste de laboratório ou um teste genético definitivo para o diagnóstico do lipedema e algumas vezes, ele acaba sendo confundido com outras condições como obesidade, varizes e linfedema, caracterizado pelo inchaço de membros por meio da retenção de líquidos. Esse fato é preocupante pois atrasa o início do tratamento e permitindo sua progressão¹.

Saiba mais sobre varizes neste artigo aqui.

Tratamento

Apesar de ser um quadro que não tem cura, existem tratamentos que amenizam os sintomas. Os mais indicados pelo profissional de saúde irão depender do estágio do lipedema, mas são as chamadas “terapias combinadas”: drenagem linfática manual; exercícios físicos; dieta; cuidados com a pele e terapia compressiva. A cirurgia só é recomendada em último caso e, quando indicada, pode ser realizada tanto por meio da lipoaspiração ou pela cirurgia plástica¹.

Uma mudança no estilo de vida da pessoa com lipedema também é necessária, envolvendo atividades físicas de rotina indicadas por um profissional e uma reeducação alimentar¹.

Dicas de alimentos para melhorar a inflação⁵

Alguns alimentos ajudam a melhorar a inflação do lipedema

  • Consuma uma grande variedade de grãos integrais, frutas frescas e legumes durante a semana;
  • Não abuse de alimentos com açúcar e adoçantes;
  • Escolha aves sem pele, peixe, ovos e iogurte grego sem gordura;
  • Evite o consumo exagerado de carne vermelha rica em gordura (costela, bacon e picanha);
  • Evite carnes processadas (mortadela, salame e salsicha);
  • Escolha gorduras monoinsaturadas (azeite, abacate e nozes) e ômega-3 (salmão, atum, sardinha, nozes e linhaça) rico em DHA;
  • Diminua o consumo de gordura saturada, ou seja, manteiga, leite integral, queijo, entre outros;
  • Evite gordura trans, presente em alimentos como margarina, bolachas, biscoitos, chocolates.

 

 

 

Fontes: 1. Lipedema: doença crônica do tecido adiposo. Folha Vascular – Informativo da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Último acesso em 14 de outubro de 2021. 2. Inchaço nas pernas (edema). Revista Lipedema. Último acesso em 14 de outubro de 2021. 3. Lipedema - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Último acesso em 14 de outubro de 2021. 4. Lipedema: se você não tem, conhece alguém que tem. O cirurgião vascular. Último acesso em 14 de outubro de 2021. 5. Dicas alimentares que ajudam a combater a inflamação e o lipedema. O cirurgião vascular. Último acesso em 14 de outubro de 2021. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar