Tuberculose

Esta é uma doença séria que precisa de cuidados rápidos para que tenha cura e não se agrave

Ouvir o texto Parar o Audio

A tuberculose é uma doença infecciosa, transmitida por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch.  Ocorre em diversos locais do organismo (principalmente em pessoas com HIV ou com comprometimento imunológico), mas em cerca de 85% dos casos, acontece nos pulmões. Ela recebeu este nome em homenagem a Robertto Koch que identificou esta bactéria no ano de 1882¹ ².

Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose ainda é um problema sério da saúde pública. Dados de 2020 estimam que cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose ao ano no mundo, sendo responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são 70 mil casos novos e 4,5 mil mortes em decorrência desta doença¹ ².

A tuberculose é transmissível por via respiratória, por meio das partículas expelidas pela tosse, fala ou espirro. Ela não é transmitida por objetos compartilhados.

Sintomas e diagnóstico

O principal sintoma é a tosse, que pode ser seca ou com catarro com duração de três semanas ou mais. A pessoa pode ou não apresentar febre durante o dia, sudorese noturna e emagrecimento. Recomenda-se que ao persistir a tosse por três semanas, procure urgentemente um médico para avaliação e exames (como o teste rápido molecular para tuberculose, cultura para microbactéria ou a baciloscopia), pois se não diagnosticada rapidamente e tratada de forma adequada, a tuberculose pode levar a pessoa ao óbito¹ ².

Prevenção

Esta bactéria é sensível à luz solar e a circulação de ar as dispersa no local. Manter os ambientes ventilados e com luz natural direta diminuem o risco de transmissão. Criar o hábito da etiqueta respiratória, como cobrir a boca com o antebraço ou lenço ao tossir, também é uma forma de prevenir a transmissão¹. 

Outra forma importante de prevenir a tuberculose é a vacinação das crianças com a vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), protegendo de suas formas mais graves (tuberculose miliar e a tuberculose meníngea). No Brasil, a vacina é gratuita nas unidades de saúde do país. Ela deve ser tomada assim que a criança nasce, até os quatro anos de idade¹.

A vacina BCG é importante para a prevenção da tuberculose e deve ser tomada ainda criança. Leia mais em Para que serve a vacina BCG?

Tratamento

O tratamento da tuberculose é realizado com medicamentos que sempre devem ser prescritos pelo profissional de saúde. São eles: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Geralmente, este tratamento tem duração de, no mínimo, seis meses. No Brasil, ele é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita¹.

A tuberculose tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada e seguido até o final. Por isso, o paciente enfermo precisa ser orientado com relação à doença, as consequências em parar o tratamento sem o consentimento médico e antes do prazo prescrito (uma vez que logo nas primeiras semanas de medicação já é possível notar uma melhora no quadro) e sobre o tratamento (esquema, recomendações sobre a utilização dos medicamentos, eventos adversos etc.)¹


Fontes:

1- Tuberculose. Ministério da Saúde. Último acesso em 11 de março de 2022.

2- Tuberculose. Sociedade Brasileira de Pneumologia. Último acesso em 11 de março de 2022.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar