Eurofarma lança ferramenta digital inovadora para pacientes com Parkinson

Scrolling Therapy é uma ferramenta experimental de IA em saúde que permite aos pacientes a realização de exercícios faciais integrados às redes sociais

Publicado em: 27 de abril de 2023  e atualizado em: 14 de junho de 2023
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

NOVA YORK, SÃO PAULO e BUENOS AIRES, 27 de abril de 2023 - A Eurofarma, companhia multinacional farmacêutica sediada no Brasil, com operações em 22 países, e a agência criativa Dentsu Creative, anunciaram hoje o lançamento de uma nova ferramenta experimental de reconhecimento de expressão facial, alimentada por inteligência artificial, que permite aos pacientes com doença de Parkinson controlar seu envolvimento nas redes sociais usando expressões faciais.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que 8,5 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem coma doença de Parkinson. Além de qualquer tratamento médico em vigor, os pacientes precisam passar por terapia física para retardar a progressão dos sintomas da doença neurológica.

A equipe do projeto se dedicou a desenvolver uma ferramenta digital inovadora experimental que pode auxiliar os pacientes a realizar exercícios faciais por meio das redes sociais, controlando os comandos no dispositivo por meio de gestos.

A partir da parceria entre a Dentsu Creative e a Eurofarma, com apoio da Associação Brasil Parkinson, nasceu a Scrolling Therapy, um aplicativo inovador integrado às redes sociais Facebook e Instagram, que, por meio do uso de inteligência artificial, incentiva os pacientes a navegar pelo feed apenas usando expressões faciais, como sorrisos, movimentos de boca, nariz, testa, sobrancelhas, entre outros. O objetivo é gerar estímulos no rosto e exercitar os músculos, como ferramenta que pode ser complementar a todos os tratamentos já realizados focados na condição. Um dado importante é que muitos pacientes com esse distúrbio não conseguem realizar exercícios faciais, que podem atrasar os sintomas de atrofia muscular no rosto, causando hipomimia (expressões faciais reduzidas).

A equipe da Dentsu Creative liderou a ideia, reunindo-se em torno do desenvolvimento em apoio ao colega Sebastián Porta, um paciente com a doença, que manifestou a necessidade de fazer algo para ajudar a comunidade do Parkinson. Aproveitando o avanço da tecnologia e o surgimento de novas inteligências artificiais e canais de comunicação, a equipe desenvolveu algo inovador que unisse exercícios faciais para pessoas com essa doença ao mesmo tempo em que oferecesse uma experiência social aprimorada para eles.

"É muito difícil sentar-se em frente a um espelho por 45 minutos por dia e ver suas expressões faciais mudando diante de seus olhos. Viver com a doença já é difícil o suficiente sem literalmente enfrentá-la no espelho todos os dias. Foi por isso que me senti muito motivado a propor uma tecnologia que pudesse apoiar todos os pacientes por meio de uma atividade divertida, que é navegar nas redes sociais", comenta Porta.

A Eurofarma é uma das indústrias farmacêuticas que mais investe em inovação. Esta é a primeira vez que a empresa atua no mundo das ferramentas digitais. A Eurofarma acredita neste tipo de abordagem e, nos próximos anos, continuará motivada a priorizar projetos com esse foco.

“A Eurofarma sempre foi especializada em distúrbios do Sistema Nervoso Central e, com esta nova parceria, estamos buscando ir além, com opções que podem apoiar os pacientes com Parkinson. A inovação faz parte do nosso DNA desde que nascemos, há mais de 50 anos, e mais uma vez estamos trazendo algo inovador focado na qualidade de vida das pessoas”, diz Marco Billi, vice-presidente de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma.

A ferramenta Scrolling Therapy está disponível gratuita e globalmente no Google Play e Apple App Store e pode ser baixada em três idiomas: inglês, português e espanhol.

"Estamos muito otimistas em trazer uma opção que incentive as pessoas com Parkinson a se exercitarem. Nossa expectativa é que, associada à reabilitação especializada, essa tecnologia inovadora possa engajar nossa comunidade a se manter ativa. Estamos muito felizes em poder apoiar esta nova ferramenta", acrescenta Dra. Erica Tardelli, fisioterapeuta especialista na doença e presidente da Associação Brasil Parkinson.

Desenvolvimento do aplicativo

A criação e desenvolvimento do aplicativo uniu esforços e colaboração das equipes da Dentsu Creative na Argentina, Brasil e EUA, com especialistas da Eurofarma e especialistas da dentsu health. "Esta inovação foi idealizada na Argentina, desenvolvida nos EUA e executada no Brasil, um esforço global de especialistas, médicos, criativos e desenvolvedores unidos por meio de geografias e idiomas para oferecer esta aplicação tecnológica inovadora", disse Rafael Rizuto, Chief Creative Officer, US-Hispanic LATAM para a Dentsu Creative. "Em um momento em que a IA enfrenta ceticismo e é difamada, essa iniciativa está usando seus poderes para o bem, em benefício da sociedade e podendo apoiar na qualidade de vida de muitas pessoas que vivem com essa doença".

Como funciona o aplicativo?

Após baixar o aplicativo em um dispositivo móvel, seja um telefone ou tablet, um breve tutorial será carregado e então o usuário só precisa abri-lo na tela para integração automática com o Facebook e Instagram. Em seguida, ao acessar uma das redes sociais, a ferramenta já estará em funcionamento. Quando o usuário começa a navegar no feed, existem cinco gestos faciais estabelecidos na plataforma que executarão comandos na tela, tais como:

À medida que o paciente progride com os exercícios, mensagens aparecerão na tela indicando o sucesso na execução das expressões. Quando forem completados 45 minutos de atividade, o objetivo diário será alcançado.

Para baixar o aplicativo, clique nos links abaixo para ser direcionado a cada loja online.

O aplicativo Scrolling Therapy destina-se apenas ao uso geral de bem-estar e não fornece qualquer orientação ou aconselhamento clínico ou de saúde, nem se destina direta ou indiretamente à prevenção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação de qualquer doença, estado ou condição. O conteúdo do Scrolling Therapy, como texto, vídeos, gráficos e imagens, destina-se apenas a fins informativos e não foi avaliado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA ou qualquer outra agência reguladora. O conteúdo não se destina a substituir aconselhamento médico profissional, prevenção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação, nem a curar ou prevenir qualquer condição médica. O autodiagnóstico não é o objetivo deste aplicativo e os pacientes sempre devem buscar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possam ter sobre qualquer condição médica.

Sobre o Grupo Eurofarma

Fundada em 1972, a Eurofarma atua no setor de saúde com a produção e comercialização de produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, cobre todos os principais segmentos farmacêuticos, como Prescrição, Genéricos, OTC, Hospital e Oncologia. Com ampla cobertura de classes terapêuticas, o portfólio na região compreende 2,8 mil SKUs e atende a 42 especialidades médicas.

Presente em 22 países, principalmente na América Latina, a Eurofarma também tem operações nos EUA e na África. Com mais de 11 mil funcionários, em 2022 tornou-se uma empresa de capital aberto registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira. A receita líquida relatada foi de R$ 8 bilhões, um crescimento de 13,3% em relação ao ano anterior, com R$ 2 bilhões em EBITDA, uma evolução de 20%. Em P&D, os investimentos no ano totalizaram mais de R$ 590 milhões, equivalente a 7,4% da receita líquida.

Sobre a Dentsu Creative

Uma divisão do Grupo Dentsu, a Dentsu Creative é uma rede criativa global que transforma marcas e negócios por meio do poder da criatividade moderna. Recebedora do prêmio Agência do Ano Cannes Lions 2022, a agência é composta por 9.000 especialistas em todo o mundo que trabalham juntos de forma harmoniosa para entregar ideias que criam cultura, moldam a sociedade e inventam o futuro. Para mais informações, visite www.dentsucreative.com.

Sobre a Dentsu Health

Divisão do Dentsu Group, a dentsu health está transformando o modelo de serviços de agências de saúde por meio de uma plataforma de equipe global de mais de 2.000 especialistas. Em suas marcas de agência e ecossistema aberto de parceiros externos, elas se especializam em saúde, bem-estar e marketing farmacêutico. Elas criam conexões entre marcas de assistência médica e clientes, aproveitando o poder transformador da criatividade moderna e os melhores insights baseados em dados. Para mais informações, visite www.dentsuhealth.com.

Eurofarma nas mídias sociais

Facebook: @eurofarma | LinkedIn: @eurofarma

Instagram: @eurofarma | Youtube: @eurofarmalab

Informações para imprensa Eurofarma 

G&A – Relações Públicas

Luciana Lima – 11 98596-9601 – luciana.lima@gaspar.com.br  

Guilherme Gaspar - 11 98285-6000 – guilherme@gaspar.com.br

Dentsu Creative nas mídias sociais 

Instagram: @dentsu.creative

Twitter: @DentsuCRTV

LinkedIn

Informações para imprensa Dentsu Creativa:

Jess Zafarris, Brand Communications Director 

Jess.zafarris@dentsu.com 

Karina Okabatake, Director of Communications DC Brazil

Karina.okabatake@dentsu.com

11 3131-5050

Victoria Nicolini, Corporate Communications Coordinator, LATAM

Victoria.nicolini@dentsu.com

+5491130572102