Conheça cinco dicas para ter uma rotina mais saudável
Uma pesquisa publicada no site da Associação Americana do Coração (AHA) reforça as dicas de médicos e especialistas brasileiros: hábitos saudáveis ajudam a ter uma vida melhor e mais longa¹. Ela foi realizada pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard com mais de 123 mil homens e mulheres ao longo de 34 anos, entre 1980 e 2014, e comparou hábitos alimentares, rotinas e dados médicos.
De acordo com o estudo, ao manter hábitos de baixo risco ou mais saudáveis, a população está menos suscetível a desenvolver doenças associadas ao coração, diabetes ou câncer. A expectativa de vida pode ser prolongada, há redução do risco de morte prematura e uma considerável melhora na qualidade de vida. Ao comparar os dois grupos de voluntários da pesquisa (pessoas com hábitos de baixo risco com outras de alto risco, como tabagismo e IMC alto), o grupo mais saudável tinha uma expectativa de vida de até 12 anos a mais (para homens) e 14 anos (para mulheres)².
Cinco hábitos que ajudam a ter uma vida mais saudável1,2,3: Não fumar
Ter uma dieta balanceada. Incluir mais frutas, verduras e grãos e menos carne vermelha, gorduras saturadas e açúcar;
Manter um índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 24,9 kg/m2, o que é considerado saudável;
Praticar exercício físico. Manter, pelo menos, exercícios diários de 30 minutos com intensidade moderada a alta;
Consumir álcool de maneira moderada, o equivalente a uma taça de vinho por dia.
Para Meir Stampfer, Professor de Epidemiologia e Nutrição da Universidade de Harvard e um dos autores do estudo, as pessoas precisam se responsabilizar pelo que consomem. “Muita gente acha que é muito tarde para mudar os hábitos, mas vimos que quando as pessoas mudam de fato os benefícios são incríveis”³. Portanto, o estudo mostra a importância de se manter os hábitos de vida saudáveis melhoram claramente a expectativa de vida, tanto dos homens quanto das mulheres. Mude. Seja saúdável.
Fontes: 1. Impact of Healthy Lifestyle Factors on Life Expectancies in the US Population. The Harvard Gazette. Último acesso em 8 de julho de 2021. 2. Hábitos que podem mudar sua expectativa de vida. Artigo do The Guardian. Último acesso em 8 de julho de 2021.