Climatério – qual a diferença entre ele e a menopausa?
Entenda como é essa fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo na vida da mulher
A fase reprodutiva da vida de uma mulher inicia-se com a sua primeira menstruação e vai até o início da menopausa. Porém, existe um período de transição entre essas duas fases que se chama climatério. É neste meio tempo em que ocorre a diminuição das funções ovarianas e os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem definitivamente. Em média, a menopausa acontece aos 50 anos da mulher e o climatério começa por volta dos 40.(1)
Mas lembre-se que climatério e menopausa não são a mesma coisa. O climatério compreende a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, que pode se estender dos 40 aos 65 anos. Já a menopausa é marcada pela última menstruação espontânea da vida de uma mulher, após 12 meses consecutivos de ausência de menstruação.(2,3)
O que acontece durante o climatério?
Este período de transição é marcado pela diminuição drástica na produção de hormônios no organismo feminino. É bem comum, durante o climatério, que as mulheres vivenciem novas experiências como o sentimento de medo e ansiedade, justamente por entrarem em um momento totalmente novo e desconhecido de suas vidas. (3)
É nesta fase que surgem também os sintomas clássicos da menopausa como ondas de calor (fogacho), tonturas, palpitações, alterações nos órgãos sexuais, diminuição da libido, oscilações no humor, sensação de inchaço, diminuição da elasticidade da pele, aumento da gordura no sangue, aumento da porosidade dos ossos e flutuações no ciclo menstrual, com os ciclos tornando-se mais espaçados. (1,2,3)
As mudanças vivenciadas no climatério incluem aspectos biológico, físico, psíquico, social e sexual, e podem gerar dúvidas sobre o que é normal e o que pode ser feito para aliviar os sintomas que aparecem junto a elas. (3)
Qualidade de vida e climatério
Como em qualquer marco importante em nossa saúde, acompanhamento médico nessa fase da mulher é essencial para que sejam dadas orientações de como enfrentar o climatério. A adoção de simples medidas pode ajudar a melhorar a qualidade de vida nesta fase de novidades e desconhecido para as mulheres (1).
Confira abaixo quais são! (1)
- Procure beber bastante água, principalmente após exercícios físicos;
- Dê preferência por roupas leves e procure ficar em ambientes frescos e ventilados;
- Pratique atividades físicas com regularidade. Caminhada, dança e natação são exemplos de exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura;
- Evite o uso de tabaco, álcool ou outras drogas;
- Procure fazer refeições mais leves e mais vezes ao dia;
- Tome sol.
O que é a menopausa?
Apesar de ser mais comum perto dos 50 anos, é normal que a menopausa ocorra um pouco mais cedo, aos 40. Com o fim da menstruação, há uma diminuição na produção dos hormônios sexuais femininos, o que pode resultar em uma série de mudanças no corpo da mulher, sentidas a curto, médio e longo prazos. O tratamento mais recomendado para amenizar os sintomas da menopausa é a terapia de reposição hormonal. Os hormônios mais utilizados no tratamento são a progesterona e o estrogênio. O objetivo é repor o nível deles no organismo da mulher com menopausa, a fim de promover melhor qualidade de vida. (1,2)
Lembre-se de que o climatério e menopausa não são doenças, mas, sim ocorrências naturais do ciclo de vida de todas as mulheres. Enquanto o climatério corresponde a uma fase de transição do corpo feminino, a menopausa corresponde ao último período menstrual espontâneo, considerada após 12 meses consecutivos de ausência de menstruação, em decorrência de insuficiência ovariana fisiológica e permanente (declínio da produção de hormônio estrogênio ovariano) (1,3)
Fontes: 1. Climatério– Biblioteca Virtual da Saúde – Ministério da Saúde – Último acesso em 06/11/2022 / 2. Climatério ou menopausa – SOGESP – Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo – Último acesso em 06/11/2022 / 3. Diferença entre climatério, menopausa e outros termos – Menopausando – Último acesso em 06/11/2022