Como me relacionar com pessoas com deficiência?
Vamos reduzir falas e atitudes discriminatórias?
Todas as pessoas têm várias características que as tornam únicas. Essas características vão desde aspectos de personalidade como caráter, humor, jeito de lidar com a vida, até aspectos físicos, como cor de pele e dos cabelos, altura, deficiência visível ou não. Nós nos relacionamos com pessoas que, dentre milhares de características, possuem uma deficiência. O preconceito pode atrapalhar qualquer tipo de relação. Para realmente conhecer uma pessoa é preciso conviver com ela.
Por isso, não deixe que o seu “pré-conceito” se transforme em discriminação!
Pessoas com deficiência física
- Ao caminhar, procure acompanhar o passo da pessoa;
- Se achar que ela está com dificuldade, pergunte se devem prosseguir;
- Mantenha muletas ou bengalas sempre próximas da pessoa;
- Para falar com cadeirantes, fique de frente e na mesma altura;
- Peça permissão para movimentar a cadeira de rodas;
- Se estiver empurrando alguém em cadeira de rodas e parar para se dirigir a outra pessoa, lembre-se de virar o cadeirante de frente para incluí-lo na conversa;
- Se presenciar um tombo de alguém com deficiência, ofereça-se para ajudar imediatamente.
Pessoas com deficiência visual
- Identifique-se prontamente e faça com que a pessoa perceba sua presença, sem elevar o tom de voz;
- Procure dar explicações objetivas das direções tomadas;
- Nunca ajude sem perguntar a melhor forma de fazê-lo;
- Se o seu auxílio for aceito, coloque a mão da pessoa no seu cotovelo dobrado e posicione-se um pouco à frente. Assim, ela poderá acompanhar os movimentos do seu corpo;
- Avise sempre sobre possíveis obstáculos, lixeiras altas, portões abertos ou qualquer objeto que não seja possível identificar com a bengala;
- Em restaurantes, coloque o copo de um lado e a garrafa do outro. O prato deve ser montado no sentido horário;
- Nunca brinque com o cão-guia para não distraí-lo da responsabilidade de conduzir seu dono. Eles são autorizados por lei a entrar em qualquer local, menos UTI e centro de queimados.
Pessoas com paralisia cerebral
- Esta condição causa uma desordem sobre o controle dos músculos. Por isso, respeite seu ritmo de andar, falar e outras situações;
- Caso não entenda o que a pessoa falou, peça para repetir pausadamente;
- Não trate como criança, incapaz ou confunda dificuldade de fala ou ritmo lento com deficiência intelectual.
Pessoas com deficiência auditiva
- Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Quem é surdo não fala porque não aprendeu a falar. Algumas pessoas fazem a leitura labial e outras não;
- Ao falar com um surdo, acene ou toque levemente no braço para que ela preste atenção em você;
- Posicione-se na frente, deixando sua boca visível para facilitar a leitura labial;
- Não faça gestos bruscos ou segure objetos na frente da boca e fale pronunciando bem as palavras, sem exagero;
- Nem sempre são pessoas que têm boa dicção. Se estiver com dificuldade para compreender, peça para repetir mais lentamente;
- Procure manter o contato visual o tempo todo. Se desviar o olhar, a pessoa pode entender que a conversa terminou.
Pessoas com deficiência intelectual
- Aja sempre com naturalidade ao se dirigir à pessoa;
- Cumprimente e despeça-se como faria com qualquer outro. Não a ignore;
- Dê atenção e converse normalmente. Será sempre um momento especial;
- Deixe que ela faça ou tente fazer tudo o que puder. Ajude apenas quando for necessário, sem superproteger;
- Não subestime a sua inteligência. Essas pessoas podem levar mais tempo para aprender, mas podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais.
Dicas de segurança
- Os alarmes de emergência devem ser não só sonoros como luminosos para atender deficientes visuais e auditivos;
- Todos os deficientes devem ser informados da ocorrência prontamente e ter auxílio para evacuação mais rápida do local;
- Os funcionários devem ser capacitados para auxiliar pessoas com qualquer tipo de deficiência em casos de emergência.