Doenças bucais: um alerta para a sua saúde

Má escovação dos dentes pode colocar a sua saúde em risco

Publicado em: 20 de março de 2024  e atualizado em: 21 de março de 2024
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Você sabia que cuidar dos dentes vai muito além de um sorriso bonito? A saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral, impactando diretamente a autoestima, a qualidade de vida e até mesmo a saúde do corpo como um todo. O dia 20 de março é o Dia Mundial da Saúde Bucal e foi criado para conscientizar a população sobre a higiene e a prevenção oral (1).

Desempenhando papel fundamental em funções como fala, mastigação e respiração, a boca também é a maior cavidade do corpo em contato direto com o meio externo. Essa particularidade a torna um ponto de entrada crucial para o organismo, mas também a deixa exposta a bactérias e outros microrganismos, podendo dar acesso a incômodos e doenças (2). 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 45% da população mundial, que equivale a 3,5 bilhões de pessoas, sofrem com doenças bucais. No Brasil, a situação não é diferente, a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (2010) revelou que 90% da população brasileira apresenta algum tipo de doença bucal (3).

Principais doenças bucais (4):

  • Placa bacteriana: é uma película que se forma nos dentes e gengiva, composta por bactérias e restos de alimentos;
  • Cárie dentária: danifica as estruturas dos dentes, pouco sintomática, progressiva, podendo causar dor;
  • Cálculo dentário: também conhecido como tártaro, é a placa bacteriana endurecida;
  • Doenças da gengiva: inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana. Se persistente, pode levar a periodontite, causando perda óssea e dentária;
  • Outras lesões bucais: manchas, “caroços”, inchaços, placas ou feridas que devem ser avaliadas clinicamente, pois podem indicar outros processos mais sérios. 

Prevenção (4):

  • Escovação após cada alimentação, preferencialmente com creme dental acrescido de flúor;
  • Uso do fio dental diariamente;
  • Visitas regulares ao dentista para check-ups e limpezas profissionais;
  • Dieta saudável e equilibrada;
  • Evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas.

Investir na saúde bucal é investir em bem-estar, qualidade de vida e autoestima. Uma boca saudável permite sorrir com confiança, falar com clareza, se alimentar com prazer e ter uma vida mais plena. A higiene bucal rigorosa associada a visitas regulares ao dentista são medidas essenciais para proteger essa porta de entrada vital e garantir que o funcionamento ideal.

Referências: 1. “Tenha orgulho de sua boca!” 20/3 – Dia Mundial da Saúde Bucal. Ministério da Saúde - Acessado em 13 de março de 2024; 2. Saúde bucal. Ministério da Saúde- Acessado em 13 de março de 2024; 3. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Ministério da Saúde - Acessado em 13 de março de 2024; 4. Mantenha seu sorriso fazendo a higiene bucal corretamente. Ministério da Saúde - Acessado em 13 de março de 2024.
 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?