É possível aumentar a performance esportiva?
Vitaminas e suplementos podem ajudar atletas de alto rendimento a melhorar seu desempenho, além de apoiar o metabolismo energético
O corpo humano é uma máquina e os micronutrientes são como engrenagens que facilitam as reações metabólicas e ajudam a transformar os alimentos em “combustível”. No caso de atletas de alto rendimento, algumas vitaminas e suplementos são fundamentais para melhorar o desempenho e a performance¹.
Para apoiar o metabolismo energético dos atletas, preferencialmente, se deve buscar fontes de alimentos naturais. Mas, especialistas também recomendam o uso de vitaminas e suplementos, de forma complementar, e que são indispensáveis para a saúde muscular. Na alimentação de esportistas e atletas, os nutrientes, particularmente, importantes para a manutenção da saúde e do rendimento esportivo são²:
- Cobre, cromo e ferro;
- Manganês, magnésio e sódio;
- Zinco e cálcio;
- Vitamina A, E, C e vitaminas do complexo B, em especial, as vitaminas B6 e B12.
Quem treina precisa de mais vitaminas?As vitaminas não são fontes de energia para os exercícios, mas têm participação importante nos processos metabólicos, especialmente na regulação das reações químicas de produção de energia, de síntese de substâncias e estruturas vitais (enzimas, hormônios etc.)³.
Os atletas de alto rendimento necessitam de um aporte energético, consideravelmente, maior quando comparado a praticantes amadores. Entre atletas, o valor da necessidade energética pode variar de 3000 a 5000 kcal por dia, dificultando o alcance desta meta apenas com a ingestão de alimentos. Os suplementos alimentares são recursos utilizados com o objetivo de suprir necessidades metabólicas em casos específicos como este³.
Especialistas alertam que a ingestão extra de vitaminas e minerais tem se tornado uma prática cada vez mais comum na realidade esportiva e pode ser prejudicial à saúde de atletas. Por isso é importante ter cuidado com a nutrição esportiva e sempre contar com orientação médica³.
Benefícios de vitaminas e suplementos para atletas de alto rendimento
O uso de vitaminas e suplementos faz parte da nutrição esportiva de todo atleta, mas é preciso o acompanhamento de treinadores para alcançar os resultados esperados e melhorar a saúde muscular. Vale destacar que muitos produtos vendidos como suplementos dietéticos e recursos ergogênicos são considerados doping pela Agência Mundial Antidoping (WADA)¹.
Suplementos alimentares são produtos com a finalidade de complementar a dieta (ex. vitaminas, minerais, produtos herbais, aminoácidos, enzimas e metabolitos). Tais produtos podem ser encontrados em diversas formas: comprimidos, cápsulas, cápsulas de gel, pós ou líquidos. Os suplementos esportivos (proteínas em pó e barras, géis, bebidas energéticas) são uma categoria de suplementos alimentares que tem como finalidade aumento de massa muscular, perda de peso corporal ou melhora do desempenho¹.
As vitaminas e os minerais exercem diversas funções no nosso organismo, dentre elas, participação no metabolismo, manutenção da saúde óssea, função imune adequada, síntese de hemoglobina, proteção contra estresse oxidativo, contração muscular, transporte de oxigênio, síntese e reparo muscular após esforço físico. Apesar de todas as vitaminas e minerais terem sua função no organismo, algumas delas devem ter maior atenção. É o caso das vitaminas A, E, C, H e as dos complexo B: B1, B2, B3, B5, B8, pois estão diretamente envolvidas no processo de produção de energia durante o exercício participando do metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, da síntese de enzimas e de hormônios¹.
Veja os principais benefícios de vitaminas e suplementos para atletas:
Auxilia na recuperação muscular e reduz dores tardias, após exercícios intensos;
Contribui para o ganho de massa muscular;
Auxilia ainda na prevenção e tratamento de doenças como câncer⁴ e catarata⁵.
Mas, atenção: por não se tratarem de medicamentos e estarem livres de receitas médicas (os chamados Over The Counter – OTC; que significa produto farmacêutico de venda livre, sem prescrição médica), o uso desses suplementos alimentares pode representar um perigo pela falta de controle sobre a qualidade e consumo.
A recomendação dos especialistas é de que os atletas fiquem atentos à procedência de suplementos, além de não descuidar da sua dieta alimentar, manter a hidratação e ter orientação nutricional para aumentar sua performance esportiva de forma saudável.
Fontes: 1. Factors Associated with the use of Dietary Supplements Among Athletes: a sistematic review. Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Último acesso em 21 de setembro de 2021. 2. Recomendação alimentar para atletas e esportistas – Aprenda detalhes sobre alimentação que contribuem para o desempenho físico. Diretoria de Esporte e Lazer da Universidade de Brasília – UNB (LIMA, Jamilie; SANTANA, Paula). Último acesso em 21 de setembro de 2021. 3. Effects of supplementation of vitamins C and E in the practice of physical activity: a systematic review – Electronic Journal Collection Health. Último acesso em 21 de setembro de 2021. 4. Vitamin supplementation in cancer chemoprevention – Revista de Nutrição. SciELO Brasil. Último acesso em 21 de setembro de 2021. 5. Suplementos vitamínicos diminuem risco de catarata – Instituto de Moléstias Oculares. Último acesso em 21 de setembro de 2021.