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A nova geração impõe mudanças comportamentais irreversíveis

Como os fatores ESG fazem parte do DNA da Eurofarma, conversamos com o executivo Fábio Barbosa sobre o tema. Prestar atenção às mudanças comportamentais que estão ocorrendo no mundo é um dos seus conselhos para as empresas. Confira abaixo a entrevista!

Conheça Fábio Barbosa

Sustentabilidade é um dos temas preferidos do presidente do Instituto Empreender Endeavor, Fábio Barbosa. E este é o assunto do momento. Mais precisamente, o tripé expressado pela sigla ESG (Environmental, Social and Governance) – Ambiental, Social e Governança. Há pouco mais de dois anos, quando o bilionário norte-americano Larry Fink, dono da maior carteira de investimentos do mundo, passou a falar sobre este conceito, sua importância foi escalonada no mundo dos negócios. ESG foi o destaque do Fórum Mundial em Davos 2020. Fábio também é membro da UN Foundation, para apoio à ONU, diretor-presidente da Fundação Itaú para Educação e Cultura e conselheiro de grandes empresas. O executivo se autodefine como um atento. 

Como avalia o movimento das empresas para implantação dos critérios ESG?  

Fábio Barbosa – Acompanho este assunto há décadas e vejo crescendo o número de pessoas que olham para isso. Acredito que é uma questão geracional. A nova geração tem uma consciência ambiental, social, ética e cidadã que as gerações anteriores não tiveram. À medida que esta geração entra no mercado consumidor, investidor e profissional, traz estes questionamentos para o dia a dia. Cada vez mais esses jovens vão dar o padrão de consumo. As empresas têm que estar atentas ao novo mercado consumidor, investidor e profissional. Quem não estiver atento vai sofrer consequências.

Qual o principal mito quando falamos em sustentabilidade? 

Fábio Barbosa – Não entendo por que há pessoas que acham que qualquer consideração sobre ESG é feita às custas da rentabilidade, isso não é verdade. O foco é estar conectado com o consumidor, investidor e com os talentos para trazer melhores resultados para a empresa. Não é um ou outro. Eu chamo isso de falso dilema. Na verdade, você estará trabalhando conectado com as tendências do mercado para que a empresa sobreviva. O que é sustentabilidade? É poder fazer amanhã aquilo que você faz hoje.

Como a sustentabilidade deve permear a estratégia de negócios da empresa? 

Fábio Barbosa – Este tema tem que sair de uma única área e ir para as áreas de negócios – no desenho do produto, da embalagem, estratégia de venda, no quadro de profissionais com diversidade e com transparência na governança.

Existe futuro nos negócios sem pensar em sustentabilidade?

Fábio Barbosa – Não existe futuro para as empresas que não estiverem conectadas com as mudanças representadas por estes novos consumidores, investidores e profissionais, que olham as questões ambientais, sociais e de governança. Isto é irreversível e crescente. Digo que existem 3 razões para as pessoas aderirem a essa tendência ESG: por convicção, conveniência e por constrangimento.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
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