O que é a Esclerose Lateral Amiotrófica?  

Conhecida como ELA, entenda mais sobre esta doença rara 

Publicado em: 12 de agosto de 2024  e atualizado em: 12 de agosto de 2024
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença rara, que atinge de uma a duas pessoas por 100.000 habitantes a cada ano no mundo. Estima-se que o número de casos de ELA no mundo aumentará 69% em 2040, comparado ao número de 2015. Este aumento é predominantemente devido ao envelhecimento da população, particularmente entre as nações em desenvolvimento. ¹ 

A ELA é uma doença neurodegenerativa que ataca progressivamente os neurônios motores, células responsáveis pelos movimentos voluntários. Essa degeneração leva à paralisia muscular, afetando gradualmente a capacidade de falar, andar, comer e respirar. As causas exatas ainda são desconhecidas, mas acredita-se que envolvem fatores genéticos e ambientais. Não há cura, mas tratamentos podem aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. ²

Sintomas ³ 

  • Perda gradual de força e coordenação muscular;
  • Incapacidade de realizar tarefas rotineiras, como subir escadas, andar e levantar;
  • Dificuldades para respirar e engolir;
  • Engasgar-se com facilidade;
  • Babar;
  • Gagueira (disfemia);
  • Cabeça caída;
  • Contrações musculares;
  • Alterações da voz, rouquidão e problemas de dicção (fala arrastada);
  • Perda de peso. 

Tratamento 

Para o tratamento, existem medicamentos específicos que podem retardar a progressão da doença e prolongar a vida. A fisioterapia e a reabilitação são essenciais para manter a função muscular e a mobilidade, podendo incluir o uso de órteses e cadeiras de rodas. A nutrição adequada e a ajuda de um especialista também são fundamentais, pois a dificuldade de engolir pode levar à perda de peso. Em estágios avançados, dispositivos respiratórios podem ser necessários para auxiliar a respiração. ² 

A doença é complexa e desafiadora, que exige um cuidado multidisciplinar e contínuo, por isso, é fundamental que pessoas com sintomas sugestivos de ELA busquem atendimento médico especializado junto a um neurologista para um diagnóstico preciso e o início de tratamentos que podem retardar a progressão da doença. A pesquisa científica continua buscando novas terapias e estratégias para combater a ELA, oferecendo esperança para os pacientes e suas famílias. 
 
Referências: 
 1. O que é a Esclerose Lateral Amiotrófica? – Projeto RevELA - https://revela.lais.ufrn.br/o-que-e-a-ela/   - acesso em 29 de julho de 2024. 
2. 21/6: Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – Biblioteca virtual em saúde - https://bvsms.saude.gov.br/21-6-dia-nacional-de-luta-contra-a-esclerose-lateral-amiotrofica-ela-2/ - acesso em 29 de julho de 2024. 
3.  Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – GOV - https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/e/ela - acesso em 29 de julho de 2024. 
 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?