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Ferramentas de Marketing Digital: veja como profissionalizar as redes da sua farmácia
Confira ferramentas de marketing digital que automatizam tarefas, organizam ações, auxiliam na criação de conteúdo e fornecem dados importantes para suas campanhas na internet.
Ter uma estratégia de marketing bem definida e atuar nas redes sociais de forma profissional são elementos fundamentais para qualquer empreendimento alavancar seus negócios. Se você deseja profissionalizar a presença digital da sua farmácia, mas ainda não consegue contar com uma agência especializada ou um profissional da área para realizar esse serviço, existe uma alternativa: utilizar ferramentas de marketing digital que auxiliam em cada etapa, como na gestão da marca, automatização de tarefas, organização e planejamento das ações, mensuração de resultados, entre outras funcionalidades. Listamos alguns exemplos de ferramentas utilizadas em diferentes tipos de atividades. Elas podem te ajudar a trabalhar com produtividade e profissionalizar a atuação da sua farmácia em marketing digital.
Gestão de Mídias Sociais
Gerenciar as redes sociais da sua farmácia demanda dedicação. Parar as suas atividades para fazer uma postagem que precisa ser publicada naquele dia e horário, monitorar o engajamento, entre outras ações, pode ocupar até mesmo o seu tempo de descanso. Mas há plataformas que fazem a gestão das mídias sociais de forma automatizada e ajudam na organização e planejamento do conteúdo, com funções de agendamento de posts para qualquer dia e horário, por exemplo.
mLabs, Etus Social e Buzzsumo são exemplos de ferramentas de marketing digital com essa funcionalidade.
Existe uma infinidade de ferramentas no mercado, com suas particularidades e recursos exclusivos, por isso uma dica é sempre aproveitar o período de teste gratuito, quando houver, para entender qual delas atende melhor as necessidades da rotina do seu negócio. Entre outras funções das ferramentas de gestão de mídias sociais estão:
- programação e acompanhamento de postagens, em diferentes plataformas;
- emissão de relatórios exclusivos que auxiliam com a análise de dados;
- impulsionamento de posts;
- tendências de assuntos;
- monitoramento de links e palavras específicas, inclusive de marcas concorrentes.
Automação de Marketing
Automatizar tarefas é uma das melhores formas de otimizar seu tempo e poder se dedicar a outras demandas importantes da sua farmácia. Entre as ferramentas de marketing digital que cumprem essa função estão algumas que realizam disparos de e-mail marketing para nutrição de seus leads, ou seja, seus potenciais clientes, com criação de listas segmentadas de contatos para facilitar no envio de mensagens personalizadas de acordo com o perfil daquele consumidor, templates customizados de e-mail, relatórios, entre outras funções.
Existem, ainda, ferramentas que vão além das campanhas de e-mail e oferecem uma grande variedade de funções nas ações de marketing, como planejamento de projetos, análise de SEO e landing pages, que são páginas desenvolvidas com o intuito de converter pessoas interessadas em seus produtos em clientes. Outras funcionalidades são segmentação e qualificação de contatos e inteligência de negócios, que indica quais canais e campanhas trouxeram maior retorno, por exemplo.
Já imaginou ter registrado todo o histórico de interações das pessoas com o seu negócio?
Há também plataformas com função CRM, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português. Elas gerenciam e organizam as interações com clientes, permitindo que você mantenha uma grande base de dados, melhorando o atendimento prestado e gerando mais oportunidades de negócio.
Com todos esses recursos, as ferramentas proporcionam a criação de campanhas que atraem mais visitas ao site da sua farmácia, captação de leads – contatos de possíveis consumidores - além de mais conversões e vendas. Alguns exemplos são: MailChimp, RD Station e HubSpot.
SEO
Se você produz conteúdo para o site da sua farmácia, é importante entender quais os critérios do Google para manter a página em destaque nas páginas de pesquisa, a esse conjunto de técnicas damos o nome de SEO.
Saber quais as melhores palavras-chave para utilizar em seu texto e aumentar suas chances de ocupar a primeira página nos resultados de pesquisa é muito importante. E há algumas ferramentas de marketing digital que podem auxiliar nessa missão, indicando o volume de busca por cada palavra-chave e outras informações importantes para que você faça uma escolha estratégica. Algumas até oferecem recursos de combinação de expressões para obter melhores resultados nas campanhas Pay-per-click (PCC) – modelo de anúncio online em que se paga por clique recebido para a plataforma, como o Google Ads.
Alguns exemplos de ferramentas com essas funcionalidades são Google Keyword Planner, SemRush e Keyword Tool.
Design e criação
Precisa produzir peças publicitárias, mas não entende de Photoshop? Existem boas ferramentas que facilitam a criação desses conteúdos, como o Canva, que já tem se tornado um “queridinho” do design. Há diversos modelos de imagens para diferentes propósitos e peças, mas você também pode criar algo partindo do zero, seja posts para redes sociais, infográficos, newsletters ou qualquer outro tipo de material. E o melhor é que existe uma versão gratuita da ferramenta com uma interface bastante intuitiva.
Monitorar resultados e análise de dados
Mensurar os resultados de suas ações de marketing é fundamental para alcançar seus objetivos. Entretanto, só é possível saber se as estratégias estão tendo um bom desempenho se você obtém os dados necessários para fazer essa análise e, então, planejar e direcionar melhor suas próximas campanhas.
Existem plataformas e ferramentas de marketing digital que auxiliam nessa tarefa. Uma delas é o Google Analytics, em que é possível monitorar o tráfego de um site, aplicativo ou e-commerce.
Você pode montar o painel de acordo com as necessidades do seu negócio, obtendo informações sobre a audiência, como faixa etária, gênero, interesses e segmento de mercado, também sobre a experiência do usuário no site da sua farmácia, como número de visitantes, tempo de visita, de onde vêm os acessos (se são de mídia paga ou orgânica, de redes sociais ou outros canais), além de visualizar quais campanhas de marketing alcançaram os melhores resultados e tiveram o melhor ROI (retorno sobre investimento), se você fizer campanhas de mídia paga.
Outra ferramenta interessante é o Hotjar, que mapeia a jornada do consumidor dentro do seu site, mostrando a movimentação do mouse dentro de uma página, onde houve mais cliques, enquetes sobre o conteúdo e pesquisas de satisfação. Com esses dados, você pode otimizar as taxas de conversão, melhorando as chamadas que levam o público a realizar alguma ação que você deseja. Essas chamadas são conhecidas como CTA, sigla em inglês para call-to-action.
Para as redes sociais, também há ferramentas que fornecem diversos dados e métricas importantes, além de permitirem a gestão de campanhas de mídia, como o Gerenciador de Negócios do Facebook e os perfis profissionais do Instagram.
Gestão de projetos
Outro recurso útil para organizar suas atividades é um gestor de projetos, em que você consegue organizar o planejamento das ações e a execução de cada parte delas. Com essas ferramentas, você pode definir cada etapa do projeto, com o prazo de cada atividade para poder cumprir tudo que necessita, incluir checklists, sinalizar o que já foi concluído, anexar arquivos e, caso haja mais alguém da equipe envolvido no projeto, existe a opção de marcar a pessoa para que visualize suas tarefas e facilite a gestão dos projetos e ações de marketing da sua farmácia.
Facilitando o “link na bio”
A falta de links na legenda do Instagram levou a prática “link na bio” ser bastante utilizada pelas marcas. Mas, o que fazer quando você quer que seu público visite diferentes links? Também há uma categoria de ferramentas de marketing digital para essa função, que possibilitam incluir links para diversas páginas diferentes em um mesmo lugar. Algumas permitem links ilimitados até no plano gratuito e botões de CTA, como contatos de telefone, entre outros recursos.
Gostou? Continue acompanhando o Papo de Farmácia para ficar sempre por dentro das boas práticas de marketing e gestão para farmácias!