Saúde no ambiente de trabalho

A importância da qualidade de vida no trabalho dentro das organizações vem sendo um assunto de extrema relevância

Publicado em: 18 de abril de 2019  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
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O momento histórico atual, sem dúvida, tem apontado para a importância de uma reflexão profunda a respeito das sociedades industriais contemporâneas e seus impactos sobre a saúde e a qualidade de vida do trabalhador¹. A importância da qualidade de vida no trabalho dentro das organizações vem sendo um assunto de extrema relevância e discussão no âmbito organizacional, pois no mercado altamente competitivo em que convivemos, é importante que sejam adotadas e desenvolvidas ações de melhoria para o bem-estar biológico, psicológico e social do funcionário²

Ao considerar a íntima relação entre saúde e trabalho, podemos dizer que o estado de saúde dos trabalhadores não é independente de sua atividade de trabalho e que trabalhador é toda pessoa que exerce uma atividade de trabalho, independentemente de estar inserido no mercado formal ou informal de trabalho, inclusive na forma de trabalho familiar ou doméstico¹. Como adendo, lembramos que o mercado informal no Brasil tem crescido acentuadamente nos últimos anos¹. Para que o trabalhador possa gozar de saúde é necessário compreender os condicionantes sociais, econômicos, tecnológicos e organizacionais responsáveis pelas condições de vida bem como os fatores de riscos ocupacionais – físicos, químicos, biológicos, mecânicos e aqueles decorrentes da organização laboral – presentes nos processos de trabalho¹. 

Assim, as ações de promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador têm como foco as mudanças nos processos de trabalho que contemplem as relações trabalho-saúde em toda a sua complexidade¹. Quando o ambiente e as condições de trabalho, bem como o estilo de vida do indivíduo estão em desequilíbrio, os problemas de saúde ocupacional aparecem e consequentemente, os custos de assistência médica para as empresas se elevam; o que acarreta numa maior preocupação sobre as questões de saúde¹. Sabe-se que o nível de qualidade de vida no trabalho tem relação direta com as finanças e produtividade da empresa¹

Para assegurar melhores condições de trabalho e evitar o processo de adoecimento, é preciso que o ambiente de trabalho ofereça condições adequadas para as atividades laborais¹. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define que um local de trabalho saudável é aquele em que os “trabalhadores e gestores colaboram em um processo contínuo de melhoria para proteger e promover a saúde, o bem-estar, a segurança e sustentabilidade do seu local de trabalho¹". A adesão aos princípios dos ambientes de trabalho saudáveis é essencial, pois evita afastamentos e incapacidades para o trabalho minimizam os custos com saúde e os custos associados com a alta rotatividade e aumenta a produtividade em longo prazo bem como a qualidade dos produtos e serviços¹. 

Protegendo a saúde

São os trabalhadores que mantém a empresa ativa³. A gerência, diretoria e presidência, e até mesmo um investidor, podem manter funcionando uma empresa, mas são os funcionários que fazem os trabalhos que precisam ser realizados e que, portanto, criam recursos para uma empresa ser bem-sucedida³. Para manter-se trabalhando sem percalços, com dedicação e atenção, os trabalhadores devem estar confiantes de que não serão lesionados ou adoecidos pelo trabalho³. Uma lesão que mantém um funcionário ausente do trabalho pode afetar toda a família do trabalhador³. 

Cuidados médicos

A assistência médica deve começar com a avaliação de trabalhadores que estão sendo considerados para empregos especialmente exigentes ou empregos que envolvem a segurança de outros³. O exame médico deve garantir que a capacidade laborativa ocorra com segurança; protege a segurança de terceiros dependentes destes; deve servir para o estado de saúde inicial, para que as alterações posteriores possam ser identificadas , e, por último, serve para determinar se há um problema de saúde que possa ser agravado pelo trabalho³. 

Um bom atendimento médico pode ajudar a evitar os efeitos nocivos que podem ocorrer durante o período laborativo³. A avaliação anual dos trabalhadores realizada por médico ou enfermeiro, e a realização de exames complementares é boa para saúde, e é uma maneira de proteger os trabalhadores, para evitar que situações nocivas para a saúde piorem e para confirmar que as medidas de proteção estão funcionando³. É por isso que é exigido por lei em muitos países, como o Brasil, por exemplo³. 

Se o médico ou o enfermeiro tem conhecimento a respeito de ‘doenças ocupacionais’, ele pode ter uma visão acerca disto e sugerir os exames que são necessários³.  Nesse sentido, favorecer intervenções que visem modificar o estilo de vida dos colaboradores, visando a conscientização e orientação dos trabalhadores no trato de si mesmos.

 
 
Fontes: 1. A INFLUENCIA DO AMBIENTE DE TRABALHO E DO ESTILO DE VIDA SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR MIRIAN DAMARIS BENAGLIA (UNIP). Acesso no dia 15 de abril de 2019. 2. QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO: FATORES DECISIVOS NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA. Faculdade Inesul. Acesso no dia 15 de abril de 2019. 3. 2014 Tee L. Guidotti, em nome da Comissão Internacional de Saúde Ocupacional Todos os direitos reservados para a Comissão Internacional de Saúde Ocupacional. Acesso no dia 15 de abril de 2019.
Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
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