Caxumba e catapora
A vacina é a melhor prevenção para ambas as doenças que acometem principalmente as crianças
Tanto a caxumba quanto a catapora são doenças mais frequentes em crianças e ambas são provocadas por um vírus¹. Você conhece as diferenças entre elas? Aqui vamos ajudar você a diferenciar as duas.
Catapora
A catapora é também conhecida como varicela e causada pelo vírus varicela-zoster. Apesar de não ser grave, é altamente contagiosa para quem ainda não teve a doença ou não foi vacinado.
Sintomas
Febre, cansaço e falta de apetite são os primeiros sintomas, seguido de manchas vermelhas pelo corpo, que coçam bastante. Os médicos recomendam não coçá-las e não tirar as casquinhas que se formam, pois podem infeccionar e formar cicatrizes. Não existe um remédio específico para tratar a catapora, porém alguns tipos de loções e géis aliviam a coceira¹.
Transmissão
A transmissão acontece pelo contato direto com saliva ou secreções de crianças infectadas. A catapora tende a ser mais grave em um adulto que ainda não foi exposto a esse vírus, pois pode atingir o sistema respiratório. O mesmo alerta serve para mulheres grávidas, pois a varicela pode trazer complicações para o bebê. A boa notícia é que uma pessoa que já teve catapora fica imune para sempre, seja tendo a doença, quanto com a vacina¹.
Caxumba
Já a caxumba é provocada pelo vírus Paramyxivurudae e também tem elevado grau de contágio. Aparece mais comumente nas glândulas paróticas (que produzem saliva) ou as submandibulares e sublinguais, próximas ao ouvido, porém pode atingir qualquer tecido nervoso ou glandular do corpo.
Sintomas
A pessoa apresenta febre, dor e inchaço nas glândulas salivares. Um adulto que tiver suspeita de caxumba deve procurar ajuda médica, pois é comum haver inflamação nos testículos (orquite, nos casos do homem) ou infecção do tecido mamário (mastite, em mulheres)². Mas, muitas vezes, as pessoas não apresentam sintomas. Em menores de 5 anos de idade, são comuns sintomas das vias respiratórias e perda neurosensorial da audição3.
Transmissão
A transmissão também é por via aérea, assim como a catapora, por meio de secreções e contato com a saliva de alguém infectado. Para tratamento, o recomendado é usar medicamentos para dor e controle de temperatura². O período de incubação (até o aparecimento dos sintomas) é de 12 a 25 dias, sendo, em média, 16 a 18 dias. Já o período de transmissibilidade da doença varia entre 6 e 7 dias antes das manifestações clínicas, até 9 dias após o surgimento dos sintomas. O vírus da caxumba pode ser encontrado na urina até 14 dias após o início da doença.
Prevenção para caxumba e catapora
Para ambas as doenças, a vacina é a melhor maneira de prevenção. Inclusive, com uma única dose da Tetra Viral é possível ter a proteção contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora (varicela)².
Fontes: 1. Catapora. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Último acesso em 26 de agosto de 2021. 2. Caxumba: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 26 de agosto de 2021. 3. Caxumba. Ministério da Saúde. Último acesso em 26 de agosto de 2021.