Ele é transmitido pelo mosquito do gênero Aedes, que circula pela África, Américas, Ásia e no Pacífico
A doença é causada pelo vírus que leva o mesmo nome, Zika, identificado pela primeira vez no país em 20151, com o primeiro caso em Campinas (SP)1. O Vírus Zika (ZIKV) é um arbovírus transmitido pelo mosquito do gênero Aedes, e até 2007 haviam sido documentados apenas 14 casos de pessoas infectadas1. Neste mesmo ano, ocorreu uma epidemia na ilha de Yap (Micronésia), com 49 casos confirmados e 73% da população infectada, com 13,3% delas com os sintomas1. Após isso, a epidemia se espalhou por outros lugares, chegando ao Brasil1. Hoje em dia sabe-se que o vírus circula pela África, Américas, Ásia e no Pacífico2.
Causas
A transmissão ocorre, principalmente pela picada do mosquito do gênero Aedes infectado, que circula em zonas tropicais, subtropicais e temperadas3. Existem poucos casos documentados da transmissão por via sexual, perinatal (pelo contato do bebê com a mãe infectada no nascimento) e pela transfusão de sangue3.
Sintomas
Os sintomas são semelhantes aos de outras infecções por arbovírus, e incluem2:
- Febre;
- Erupções na pele;
- Conjuntivite;
- Mialgia (fraqueza muscular);
- Artralgia (dor articular);
- Mal-estar;
- Cefaleia (dor de cabeça).
Normalmente as manifestações têm duração de dois a sete dias2.
Diagnóstico
O diagnóstico se dá por meio de um exame chamado PCR (reação em cadeia da polimerase) – técnica laboratorial que multiplica segmentos de DNA -, e também pelo isolamento do vírus em amostras de sangue2.
Prevenção
Da mesma forma que a dengue, que é transmitida pelo mosquito do gênero Aedes, a prevenção do Zika se dá pelo controle de reprodução do agente transmissor4:
Evitar o uso de pratos nos vasos de plantas – caso opte por usá-los, certifique-se de que não acumule água, mantendo a limpeza ou com o uso de areia;
- Mantenha bebedouros de animais limpos, com água limpa;
- Mantenha fechados depósitos de água (potes, tambores, pneus...);
- Cuide da limpeza de calhas e lajes;
- Trate a água das piscinas;
- Guarde garrafas vazias com a boca para baixo;
- Elimine águas acumuladas nas plantas ou qualquer outro objeto;
- Identifique sinais de risco na vizinhança;
- Não jogue lixo em terrenos baldios;
- Mantenha o lixo tampado.
Tratamento
Atualmente não existe um tratamento específico e nem vacina2, e o tratamento foca no controle dos sintomas. Sendo assim, a maneira de tratar é com o acompanhamento médico.
Fontes: 1. Informe técnico – Zika vírus. Departamento de Vigilância em Saúde – Departamento Municipal de Saúde. Último acesso em 16 de setembro de 2021. 2. Doença do vírus Zika. Organização Pan-Americana de Saúde. Último acesso em 16 de setembro de 2021. 3. Vírus zika: revisão para clínicos. PINTO JUNIOR, Vitor Laerte; LUZ, Kleber; PARREIRA, Ricardo; FERRINHO, Paulo. Último acesso em 16 de setembro de 2021. 4. O agente comunitário de saúde no controle da dengue. Ministério da Saúde – Secretaria de Vigilância em Saúde e Secretaria de Atenção à Saúde. Último acesso em 16 de setembro de 2021.