Infecção virótica e contagiosa causada pelo vírus influenza e a melhor maneira de se prevenir é tomando a vacina
É difícil passar o ano sem pegar uma, mas também, dependendo dos sintomas, é algo que não vai estragar o dia. A famosa gripe trata-se de uma infecção virótica e contagiosa do sistema respiratório, causada pelo vírus influenza1,2,3. De 2 a 3 dias depois do contato com alguém já gripado, os primeiros sintomas começam a aparecer - e geralmente o frio costuma constribuir para a manifestação. Os sintomas podem durar de 2 a 7 dias. Prepare-se. E vale lembrar: o resfriado é diferente de uma gripe e é causado por rinovírus, trazendo irritação na garganta, espirros e secreções e, ao contrário da gripe, não apresenta febre1,2.
Causas
Infecção por vírus do trato respiratório superior, por meio de secreções, espirros e tosse de quem está com a doença. Todo ano o vírus influenza passa por mutações, por isso uma pessoa pode pegar a doença mesmo já tendo passado pela doença1. Sintomas
Geralmente os pacientes apresentam febre, dor muscular, tosse seca, dores de garganta e cabeça e cansaço. E como no resfriado, podem ter secreções nasais e espirros.
Diagnóstico
Geralmente o diagnóstico da gripe é clínico, sem a necessidade de exames laboratoriais - mas somente um médico pode indicar o tratamento correto e indicar medicamentos2.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir a gripe é tomando anualmente a vacina contra a doença, além de evitar contato com pessoas doentes1,2. No inverno e outono, como o vírus sobrevive em suspensão no ar, recomenda-se sempre manter os ambientes arejados, para circulação e troca de ar. A vacina previne cerca de 70 a 90% dos casos e começa a fazer efeito no organismo cerca de duas semanas após sua administração - e deve ser feita, claro, antes do inverno. Mas lemnre-se: não existe vacina para o resfriado, comumente confundido com a gripe.
Tratamento
Não existem medicamentos que combatam os vírus da gripe e do resfriado. São indicados tratamentos que aliviem os sintomas, como analgésicos, antitérmicos e xaropes, sendo esses específicos para o tipo de secreção1,2. Tomar muita água também é indicado, além de receitas caseiras como mel com limão, para aliviar a garganta. Para o nariz, também é recomendado nebulização com soro fisiológico, que também pode ser usado para lavá-lo.
Fontes: 1. O que é gripe? Hospital São Luiz. Último acesso em 8 de setembro de 2021. 2. Gripes e Resfriados. Ministério da Saúde. Último acesso em 8 de setembro de 2021. 3. Influenza (Gripe). Ministério da Saúde do Paraná. Último acesso em 8 de setembro de 2021.