A obesidade é caracterizada pelo excesso/acúmulo de gordura corporal
A obesidade é caracterizada pelo excesso/acúmulo de gordura corporal. É diagnosticada quando o Índice de Massa Corporea (IMC) do indivíduo está entre 25 e 30kg/m2. A obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como diabetes, hipertensão, entre outras, e é considerada crônica. O indivíduo apresentará menor tendência de engordar e maior capacidade de emagrecer quanto maior for a sua capacidade de queimar as gorduras². No Brasil, existem mais de 20 milhões de indivíduos obesos. Na população adulta, 12,5% dos homens e 16,9 % das mulheres apresentam obesidade e cerca de 50% têm excesso de peso (sobrepeso)3.
CausasO excesso de peso pode estar associado a diversos fatores, mas podemos assinalar quatro motivos para as pessoas engordarem: comem muito, têm gasto calórico diminuído, acumulam gorduras mais facilmente ou têm mais dificuldade de queimá-las². O gasto calórico significa a queima de energia que uma pessoa apresenta durante as 24 horas do dia e isso inclui o gasto calórico com a alimentação (energia gasta nos processos de digestão, absorção e transporte de nutrientes) e com a atividade física².
Diagnóstico
O cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) revela se o paciente é obeso ou não. De acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o indivíduo apresenta resultado entre 18,5 e 24,9 é considerado dentro do peso normal. Já aqueles que apresentam entre 25 e 29,9 são considerados com sobrepeso, e acima desse índice já é considerada a obesidade.
Prevenção
O mais indicado para evitar ou tratar o excesso de gordura é a adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos ricos em gordura e açúcar precipitam o aumento do número pessoas obesas, em todas as faixas etárias, inclusive crianças³.
Tratamento
Além da adoção de um estilo de vida saudável, em casos de obesidade mórbida podem ser indicados a utilização de medicamentos ou a realização das cirurgias bariátricas.
Fontes: 1. Obesidade. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Último acesso em 10 de setembro de 2021. 2. Obesidade e Desnutrição – Ministério da Saúde. Último acesso em 10 de setembro de 2021. 3. Obesidade. Hospital Albert Einstein. Último acesso em 10 de setembro de 2021.