Publicado em: 20 de maio de 2025  e atualizado em: 26 de maio de 2025
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Dia Nacional do Medicamento genérico: 26 anos ampliando o acesso à saúde no Brasil

Crescimento expressivo, confiabilidade e impacto econômico comprovam a consolidação dos genéricos no mercado farmacêutico.

 

Em 20 de maio, comemora-se o Dia do Medicamento Genérico, data que celebra um marco importante para a saúde brasileira1. O medicamento genérico completou 26 anos de existência no Brasil em fevereiro de 2025, com transformações significativas no acesso a tratamentos de qualidade para a população.2

Desde a aprovação da Lei n.º 9.787 em 1999, que regulamentou a produção e comercialização desses produtos no país, os genéricos tornaram-se essenciais no dia a dia das farmácias e no tratamento de milhões de brasileiros.2

A ciência por trás dos genéricos

Medicamentos genéricos são cópias de medicamentos inovadores cujas patentes já expiraram1. Para chegar ao mercado, submetem-se a rigorosos testes de bioequivalência e equivalência farmacêutica, o que garante composição e absorção idênticas às do medicamento de referência.1

A principal característica do genérico é ser intercambiável, ou seja, ter o respaldo da lei para substituir medicamentos de referência indicados nas prescrições médicas1. Quando o médico não prescreve diretamente o genérico, o farmacêutico pode recomendar a troca, com segurança para o consumidor.1

Para facilitar a identificação, os genéricos possuem embalagem com identidade própria: uma tarja amarela com a letra G e o termo “Medicamento Genérico” em azul, além do princípio ativo e a inscrição “Medicamento genérico Lei n.º 9.787, de 1999”.1

 

A evolução dos genéricos em números

Os medicamentos genéricos apresentam números expressivos no mercado brasileiro: 2,3

90% das doenças conhecidas podem ser tratadas com medicamentos genéricos;2
38% é a participação atual dos genéricos nas vendas de medicamentos no Brasil;2
67% é o desconto médio oferecido em relação aos medicamentos de referência;2
R$ 329 bilhões de economia gerada para os consumidores desde a implementação;2
No Brasil, 15 dos 20 medicamentos mais prescritos (75%) são genéricos.3
A adesão também reflete a confiança dos consumidores: pesquisas mostram que 92,7% aceitam substituir os medicamentos receitados por versões genéricas, evidenciando a credibilidade conquistada por esses produtos ao longo dos anos.2

O efeito cascata na redução de preços

Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) comprovou: quanto maior a oferta de genéricos disponíveis, mais significativa a queda nos preços dos medicamentos4. A entrada do primeiro genérico no mercado provoca redução média de 20,8% nos preços mínimos4. Com a chegada do terceiro genérico, a economia atinge até 55,2%.4

O estudo também destacou que mercados com menor concorrência sofrem maior impacto com a entrada de genéricos, com queda média de 34% nos preços4. Quando o lançamento acontece logo após a quebra da patente do medicamento de referência, a redução de preços alcança níveis mais expressivos.4

Medicamento genérico: aliados da saúde pública brasileira

Os genéricos correspondem a 85% dos medicamentos distribuídos pelo Programa Farmácia Popular3. O surgimento do medicamento genérico foi um marco para a saúde no Brasil e ampliou radicalmente o acesso da população a produtos eficazes e com preços mais acessíveis.2

A importância dos genéricos está associada à oferta de medicamentos seguros, eficientes e de qualidade, além de representar garantia de acesso a produtos com menor preço.2

 

Eurofarma: pioneirismo e inovação no setor de genéricos

A Eurofarma construiu uma trajetória pioneira no mercado de genéricos, com inovações significativas ao longo dos anos5. A empresa foi responsável pelo lançamento do primeiro genérico oncológico no Brasil (2001), do primeiro genérico para tabagismo (2005) e do primeiro anticoncepcional oral genérico (2007).5

Em 2010, introduziu versões genéricas do Viagra® e do Lipitor® e, em 2015, lançou a tadalafila, genérico do Cialis, que contribuiu em 32% para o crescimento da divisão de genéricos da empresa.5

Nos últimos anos, a Eurofarma expandiu o seu portfólio consistentemente: em 2020, integrou 18 novos produtos e 37 novas apresentações no mercado5. Em 2021, a marca ultrapassou 139 milhões de unidades vendidas e, em 2023, registrou receita de R$ 1,6 bilhão, crescimento de 17% em relação ao ano anterior.5

 

Perspectivas para o varejo farmacêutico

Com um mercado em expansão e consumidores mais conscientes sobre suas escolhas, a demanda por medicamentos genéricos tende a crescer nos próximos anos.

Os genéricos vieram para ficar e, com empresas como a Eurofarma à frente desse movimento, o futuro do setor farmacêutico apresenta-se mais acessível e inovador.5

 

 

Referências:

  1. BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS). 20/5- Dia Nacional do Medicamento Genérico
    Acesso em: Maio 2025. 2CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA (CFF). Medicamentos genéricos completam 26 anos e reforçam o acesso à saúde no Brasil
    Acesso em: Maio 2025. 3. PROGENÉRICOS. Números do setor.
    Acesso em: Maio 2025. 4.CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA (CFF). Genéricos contribuem para queda de mais de 50% no preço dos medicamentos.  
  2. Acesso em: Maio 2025. 5.EUROFARMA. Genéricos.Acesso em: Maio 2025
Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
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