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26 de setembro: Dia Mundial da Contracepção
Data busca conscientizar a população sobre o direito ao acesso a contraceptivos
Em 26 de setembro é comemorado o “Dia Mundial da Contracepção”, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) para conscientizar a população sobre o direito ao acesso a métodos contraceptivos. No mundo, cerca de 121 milhões de gestações por ano não são planejadas. No Brasil, esse número atinge aproximadamente 55% do total de gravidezes.¹˴²
Esses índices estão relacionados diretamente à falta de conhecimento e acesso aos métodos contraceptivos. O acesso à informação é a principal forma de conceder às mulheres os direitos de escolha sobre qual método anticoncepcional usar. Acesso este que precisa ser garantido para que elas possam exercer seu direito de escolha.
Neste artigo sobre o “Dia Mundial da Contracepção”, destacamos a importância dos profissionais nos pontos de venda como fonte de informações para as consumidoras na hora da compra de seu contraceptivo. Também ressaltamos que, quando essas clientes possuem uma boa experiência de compras, com informações e opções de produtos, aumenta-se a chance de sua fidelização.
Especial Dia Mundial da Contracepção
A data tem o objetivo de conscientizar a população, em especial as mulheres, sobre o seu direito de acesso a métodos contraceptivos e planejamento familiar.¹
Um dado interessante mostrado pelo relatório “O Estado da População Mundial 2022”, divulgado pela própria ONU, é que metade das gravidezes do mundo não são planejadas. ¹˴² E, para garantir o direito das mulheres à saúde sexual e reprodutiva, é imprescindível que elas possam ter o acesso às informações sobre os diferentes métodos contraceptivos. Com essas informações em mão, elas tornam-se capazes de decidir, com base na ciência, qual o melhor método de prevenção.
62 anos do contraceptivo mais utilizado: a pílula anticoncepcional
A primeira pílula anticoncepcional foi lançada em 1960.³ Sua criação foi um dos grandes marcos da história da medicina e revolucionou a saúde feminina ao proporcionar autonomia sobre sua vida sexual e reprodutiva, com a redução das gravidezes não planejadas.⁴
Atualmente, a pílula oral é o método contraceptivo mais popular do mundo, sendo utilizado por cerca de 66% das mulheres que fazem o uso de métodos modernos de contracepção. Desde o lançamento da primeira versão desse anticoncepcional, os métodos contraceptivos evoluíram bastante e novas opções surgiram no mercado.
Informações sobre produtos e clientes ajudam na fidelização
Todos nós sabemos que um atendimento de qualidade é essencial para a fidelização dos clientes e que oferecer um mix amplo e completo de produtos é fundamental para o sucesso do negócio. Mas, para fidelizar o cliente, é preciso mais do que isso. É preciso oferecer uma experiência que vai além de um produto ou serviço de qualidade. É necessário entender o perfil de seu consumidor e saber informar sobre os produtos vendidos. Juntos, esses aspectos fazem total diferença na hora do atendimento.
Um bom exemplo é a escolha de um método contraceptivo, momento em que a eficácia, uso correto e efeitos colaterais aparecem entre as principais dúvidas das mulheres. Por isso, estar munido com as informações sobre esses produtos pode ser decisivo para a melhor experiência da consumidora nas farmácias.
Além das informações, outro ponto que contribui com a fidelização da cliente é o fato de os contraceptivos serem de uso contínuo. Ou seja, de tempos em tempos a compra precisará ser realizada. Nessa experiência da consumidora, vale informá-la sobre a opção de produtos genéricos, ampliando, assim, o seu poder de escolha na hora da compra.
São a quantidade e a qualidade dessas informações, junto ao atendimento e mix de produtos, que darão a ela a confiança necessária pela escolha de determinada marca. Por isso, é importante destacar a eficácia dos contraceptivos orais e injetáveis (92% a 99%), reforçar o fato de os produtos genéricos serem confiáveis e conterem o mesmo princípio ativo (na mesma dose e forma farmacêutica que as versões de marca), além de possuírem eficácia e segurança equivalentes para o uso – comprovado cientificamente pelo órgão regulador, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Estar atento, munido de informação e identificar um consumidor que tem uma frequência de compra de determinado tipo de produto, é fundamental para o varejo.
Linha Feminina Genéricos Eurofarma
Com o compromisso de ampliar o acesso à saúde por meio de tratamentos de qualidade a um preço acessível, a Eurofarma oferece a Linha Feminina de Genéricos. Trata-se de uma linha completa que busca atender os mais diversos perfis de mulheres e suas necessidades, destacando, assim, a multiplicidade e a força do universo feminino.
Atualmente, a Linha Feminina de Genéricos Eurofarma conta com mais de 15 apresentações dedicadas à saúde feminina e essas moléculas somam quase 6 milhões de unidades comercializadas, alcançando uma média mensal superior a 500 mil unidades. Esses dados reforçam nosso compromisso com a ampliação do acesso à saúde e a confiança das consumidoras com a marca Eurofarma.⁵
Dúvidas mais frequentes sobre os contraceptivos:
- Posso confiar em anticoncepcionais genéricos?
Verdade. Eles possuem o mesmo princípio ativo, na mesma dose e forma farmacêutica que as versões de marca. Sua eficácia e segurança equivalentes são comprovadas cientificamente e aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
- Tomar anticoncepcional traz risco de infertilidade?
Mito. Não há evidências que anticoncepcionais atrasem o retorno da mulher à infertilidade depois que ela para de tomá-los.⁶
- Os anticoncepcionais podem influenciar no peso?
Mito. Estudos descobriram que, em média, os anticoncepcionais não afetam o peso. Não tem relação comprovada entre eles.⁷
- É preciso fazer uma pausa após um período de uso?
Mito. Não há evidências de que a pausa do uso de pílulas anticoncepcionais traga qualquer benefício à mulher. Na verdade, essa pausa pode causar uma gravidez indesejada.⁸
Fonte: 1. Planejamento familiar: tema pode ganhar data no calendário nacional após debate em Comissão do Senado – IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito da Família – Último acesso em: 26/09/2022 / 2. Relatório da ONU diz que 50% das gravidezes no mundo não são planejadas – ONU News – Nações Unidas – Último acesso em 26/09/2022 / 3. O nascimento da pílula anticoncepcional e a revolução sexual e reprodutiva. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Último acesso em: 26/09/2022 / 4. Contraceptivos orais – Como orientar a escolha desse método e aumentar a adesão ao uso – Femina – Publicação oficial da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Volume 49, Número 8, 2021 – Último acesso em 26/09/2022 / 5. Auditória de mercado IQVIA – Edição agosto de 2022 – unidades e valores MAT (acumulado de 12 meses). / 6. Anticoncepcional: entenda a relação entre contraceptivo e a fertilidade da mulher – sbra – Associação Brasileira de Reprodução Assistida – Último acesso em 26/09/2022 / 7. Anticoncepção e obesidade – febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - Último acesso em 21/09/2022 / 8. Especialistas esclarecem dúvidas sobre o uso da pílula anticoncepcional – Agência Fiocruz de Saúde – Último acesso em 26/09/2022