Ouvir o texto Parar o Audio

Práticas de Marketing Digital: 3 exemplos para você aplicar na sua farmácia

As redes sociais são canais importantes para atingir o público-alvo de qualquer negócio. A estimativa mais recente, de abril deste ano, é de que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 47 minutos por dia conectados às redes sociais.1

E o que as grandes redes fazem para garantir mais visibilidade para as suas páginas? Neste artigo, o Papo de Farmácia lista três exemplos de práticas de marketing digital de grandes empresas do setor que podem ser aplicadas na sua loja. Confira!

1.     Publique com frequência

Oferecer um conteúdo relevante e adequado para o seu público-alvo é fundamental para engajar os consumidores nas suas redes sociais. Contudo, além da qualidade, a quantidade e frequência de postagens realizadas também impacta nos resultados. 

De acordo com a análise mais recente da plataforma de monitoramento de marcas Zeeng*, o volume total de postagens realizadas está entre os fatores que determinaram as performances das dez redes de farmácias mais bem posicionadas nas redes sociais.

*Pesquisa realizada de 1º de janeiro de 2022 a 1º de março do mesmo ano.

2.     Esteja no canal certo

Divulgar o seu conteúdo nas redes sociais adequadas ao público-alvo também está entre as práticas de marketing digital das grandes redes. O Facebook, por exemplo, concentra 70% dos seguidores das farmácias analisadas pelo estudo da Zeeng.

Embora ele já não reine absoluto no primeiro lugar no número de usuários pelo mundo, a ferramenta ainda é dona de mais três das redes sociais mais usadas no Brasil – WhatsApp, Youtube e Instagram.1  

Versátil e abrangente, o Facebook reúne muitas funcionalidades e, para empresas que investem em Inbound Marketing – metodologia que visa atrair, aproximar, converter e fidelizar clientes por meio de conteúdo relevante3, é praticamente impossível não marcar presença na rede social. Já o WhatsApp é a rede de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros, enquanto o Youtube se destaca com a consolidação do formato de conteúdos em vídeo. 

Com 122 milhões de usuários, o Instagram, por sua vez, mudou bastante desde 2012 e os stories são os principais pontos de inovação do aplicativo. O espaço oferece uma série de recursos para você criar estratégias como compartilhar promoções, divulgar seus conteúdos de forma visual e humanizar a marca.4

 

 

3.     Aumente a presença digital

A sua marca possui uma quantidade significativa de fãs nas redes sociais? Embora números como curtidas na página do Facebook ou seguidores no Instagram sejam consideradas “métricas de vaidade”, isso não significa que você deva ignorá-los.

De acordo com o levantamento da Zeeng, as dez redes de farmácia com melhor desempenho digital ostentam um grande ativo social, que é a soma de todos os fãs da marca, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.2 Ou seja, é preciso ter atenção ao aumento da presença digital da sua farmácia nas redes.

Fontes: 1. We Are Social and Hootsuite. Digital 2022: April Global Statshot Report Último acesso em 15 de junho de 2022 2. Panorama Farmacêutico. Drogaria São Paulo e Pfizer lideram engajamento digital. Último acesso em 15 de junho de 2022 3. D’lucca & Jota Comunicações. Inbound Marketing na área da saúde: o que é e por que adotar Último acesso em 15 de junho de 2022 4. Resultados Digitais. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2022, com insights e materiais. Último acesso em 15 de junho 2022 5 .HupSpot. As métricas de redes sociais que você precisa acompanha Último acesso em 15 de junho de 2022.

 

Gostou? Continue acompanhando o Papo de Farmácia para ficar sempre por dentro das boas práticas de marketing e gestão para farmácias!