Eurofarma amplia participação na Ocean Drop e reforça posição no mercado de suplementação personalizada e à base de nutrientes marinhos

Farmacêutica injeta mais R$ 15 milhões na startup catarinense, que agora tem o objetivo de expandir atuação nas redes de varejo e farmácias

Publicado em: 6 de março de 2023  e atualizado em: 6 de março de 2023
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

São Paulo, 6 de março de 2023 - A Eurofarma, farmacêutica multinacional de capital brasileiro que conta com o maior investimento em inovação na região, anuncia novo aporte na startup catarinense Ocean Drop, companhia especializada em produtos de suplementação alimentar com base em nutrientes marinhos (marca Ocean Drop) e personalização de vitaminas (marca OMV). Neste novo movimento de aumento de participação, o investimento é de R$ 15 milhões, direcionados para reforçar a atuação da startup no e-commerce, além de expandir as vendas em lojas físicas, tanto de alimentos naturais, quanto de farmácias e drogarias. O primeiro aporte, feito em 2021 por meio da Neuron, Corporate Venture Capital da Eurofarma, foi de R$ 4 milhões.

“Este é o segundo aporte que fazemos desde 2021, o que reforça nossa aposta nesse segmento e nas sinergias entre as duas empresas. A Ocean Drop é uma empresa nativa digital, altamente inovadora e que oferece personalização para o consumidor”, comenta Alexandre Graziotto, diretor de Fusões e Aquisições da Eurofarma.

“Temos muitas sinergias e toda a competência técnica da Eurofarma vai agregar muito no canal farma. Já temos uma excelente presença no varejo físico especializado, nas lojas naturais, e agora iremos expandir para todo o potencial desse canal. No ambiente digital, onde já somos fortes, queremos ganhar escala, inclusive com ambição internacional”, afirma Murilo Canova, CEO da Ocean Drop.

Suplementação diária

A Ocean Drop atua em duas frentes desde sua fundação em 2016. A primeira delas é com a própria marca Ocean Drop, responsável por suplementos altamente concentrados em vitaminas, antioxidantes e minerais baseados em nutrientes marinhos, que garantem carga nutricional adequada aos usuários com apenas uma ingestão diária.

A segunda, e mais recente frente de atuação, é com a marca OMV (Oh Minhas Vitaminas), lançada em 2021, que permite personalizar de forma simples, rápida e gratuita os melhores suplementos para cada objetivo e necessidade do consumidor. Para ter acesso às vitaminas, basta acessar ohminhasvitaminas.com.br e responder a um questionário, que coleta as informações e utiliza inteligência artificial para definir as melhores combinações de suplementos atendendo necessidades individuais. A tecnologia considera tipo físico, hábitos alimentares, estilo de vida e objetivos com a suplementação. Após a análise, os produtos são enviados diretamente para a casa dos clientes em pacotes diários contendo a dose exata de suplementos.

Os produtos, desenvolvidos por profissionais da saúde e especialistas, têm como missão regular os principais déficits causados pela falta de uma alimentação ideal, além de oferecer benefícios específicos, como aumento de energia, melhora do sono, fortalecimento da imunidade e aspectos estéticos, como melhora da pele, cabelo e unhas.

Mercado de suplementos

Segundo dado mais recente da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), 59% das residências no Brasil possuem pelo menos uma pessoa consumindo suplementos. Esses dados demonstram grande espaço de crescimento do negócio da Ocean Drop, somado à oportunidade de ampliar geograficamente sua operação com a capilarização nos canais de venda e a chegada a novas praças.

É fundamental destacar que a solução de personalização proposta complementa e oferece maior assertividade nos tratamentos, mas não substitui o papel do profissional da saúde. São os médicos e nutricionistas que avaliam com maior profundidade as informações provenientes de amostras sanguíneas, genéticas e de DNA de cada paciente, e atuam na reeducação alimentar completa.

Sustentabilidade e papel social

A sustentabilidade é um valor essencial para a Eurofarma e, por isso, o novo aporte na Ocean Drop garante sinergia também nas frentes Ambiental e Social. Isso porque a startup vende seus produtos com embalagens 100% recicladas ou recicláveis e retirou, em 2022, mais de três toneladas de resíduos do oceano, como forma de conter os impactos na biodiversidade marinha. Para 2023, a previsão é de retirar outras sete toneladas. Além disso, por meio de parceiros, para cada pedido realizado, a OMV doa 2kg de alimento para comunidades carentes. Ao todo já foram doadas 25 toneladas desde 2021.

Sobre o Grupo Eurofarma

Há mais de 50 anos, o Grupo Eurofarma atua no setor de saúde, produzindo e comercializando produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com operação diversificada, atua em todos os principais segmentos, como Prescrição Médica, Isentos de Prescrição, Genéricos, Hospitalar e Oncologia, além da exportação e terceirização de medicamentos. Somente no Brasil, oferece mais de 430 produtos, atende todas as especialidades médicas e cobre mais de 200 classes terapêuticas, que representam 80% do mercado total.

O Grupo Eurofarma está presente em 21 países, com 10 plantas produtivas na América Latina. Em 2022, gerou vendas líquidas de mais de R$ 8 bilhões e emprega mais de 10 mil colaboradores. Concluiu no mesmo ano duas importantes aquisições: dos ativos do Laboratório Canonne, responsável pela marca Valda, e da Medimetriks Pharmaceuticals, Inc., concretizando seu ingresso no mercado norte-americano.

Eurofarma nas redes sociais

Facebook: @eurofarma | LinkedIn: @eurofarma
Instagram: @eurofarma | Youtube: @eurofarmalab