Dia do Balconista: conhecimento, empatia e tecnologia a serviço da saúde
No Dia do Balconista, o Papo de Farmácia destaca o papel desse profissional na era da empatia, tecnologia e cuidado com o paciente
O Brasil conta atualmente com cerca de 124 mil farmácias. ¹ Por trás desses incontáveis balcões, há profissionais que vão além de seu ofício de vender medicamentos e oferecem acolhimento e um sorriso amigo todos os dias. Neste Dia do Balconista, celebrado em 30 de outubro, o Papo de Farmácia homenageia esses que são parte da jornada de cuidado dos brasileiros.
Do balcão de madeira às farmácias conectadas
Muitas vezes o primeiro contato do cliente com a farmácia é o balconista, que sempre foi uma presença indispensável nesse ambiente. Das antigas boticas às grandes redes de hoje, o balconista de farmácia permanece como elo fundamental entre o paciente e o tratamento, oferecendo informações e orientações que impactam diretamente a saúde das pessoas.2
Com a digitalização do varejo e o avanço das plataformas online, o balcão também mudou de formato. O atendimento presencial agora convive com aplicativos, programas de fidelidade e e-commerces.3 Mas, mesmo em meio à automação e avanços tecnológicos, o papel humano do balconista nunca foi tão relevante.
O novo perfil do balconista
A atuação desse profissional vai além da simples dispensação de produtos. Ele precisa conhecer os medicamentos, suas indicações e formas de uso, além de atuar com responsabilidade e sob supervisão do farmacêutico, principalmente em casos de prescrições controladas.2
Por isso, investir em treinamento, atualização e ética profissional é essencial para que o balconista atue com segurança e confiança.
Para completar, as novas tendências de consumo do setor indicam um cliente mais exigente e informado, que busca nas farmácias orientação sobre autocuidado e bem-estar.3
Esse cenário requer que o atendimento seja mais consultivo e relacional. Por isso, o balconista pode também atuar como educador em saúde, capaz de traduzir informações técnicas em linguagem simples e acessível.2
Com o apoio de tecnologias, esse profissional também pode acompanhar hábitos, preferências e histórico de compras, o que permite oferecer soluções mais personalizadas e fortalecer o vínculo com o cliente.
O balcão do futuro é humano
Em meio a tantos avanços tecnológicos, uma certeza permanece: nada substitui a escuta, o olhar e a sensibilidade de quem lida com pessoas. O balconista é o primeiro a perceber dúvidas, desconfortos ou inseguranças e as acolher.
Por isso, o futuro das farmácias é feito de inovação, sim, mas também de relações humanas que inspiram confiança e promovem saúde.
Neste Dia do Balconista, o Papo de Farmácia celebra quem mantém o cuidado em movimento, equilibrando conhecimento, empatia e tecnologia, sempre a serviço da vida.
Fonte: 1. UOL ECONOMIA. Setor de farmácias cresce e impulsiona pequenos negócios no Brasil. São Paulo, 4 set. 2025. Último acesso em: 29 de outubro 2025. 2.GUIA DA FARMÁCIA. Balconista: atuação indispensável. São Paulo, 17 out. 2023. Último acesso em: 29 de outubro 2025. 3.ABRADILAN. As tendências de consumo nas farmácias que nortearão 2025. São Paulo, 15 jan. 2025. último acesso em: 29 de outubro 2025.




















