Publicado em: 22 de outubro de 2025  e atualizado em: 29 de outubro de 2025
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Dia do Balconista: conhecimento, empatia e tecnologia a serviço da saúde 

No Dia do Balconista, o Papo de Farmácia destaca o papel desse profissional na era da empatia, tecnologia e cuidado com o paciente

 

O Brasil conta atualmente com cerca de 124 mil farmácias. ¹ Por trás desses incontáveis balcões, há profissionais que vão além de seu ofício de vender medicamentos e oferecem acolhimento e um sorriso amigo todos os dias. Neste Dia do Balconista, celebrado em 30 de outubro, o Papo de Farmácia homenageia esses que são parte da jornada de cuidado dos brasileiros.

 

Do balcão de madeira às farmácias conectadas

Muitas vezes o primeiro contato do cliente com a farmácia é o balconista, que sempre foi uma presença indispensável nesse ambiente. Das antigas boticas às grandes redes de hoje, o balconista de farmácia permanece como elo fundamental entre o paciente e o tratamento, oferecendo informações e orientações que impactam diretamente a saúde das pessoas.2

Com a digitalização do varejo e o avanço das plataformas online, o balcão também mudou de formato. O atendimento presencial agora convive com aplicativos, programas de fidelidade e e-commerces.3 Mas, mesmo em meio à automação e avanços tecnológicos, o papel humano do balconista nunca foi tão relevante.

O novo perfil do balconista

A atuação desse profissional vai além da simples dispensação de produtos. Ele precisa conhecer os medicamentos, suas indicações e formas de uso, além de atuar com responsabilidade e sob supervisão do farmacêutico, principalmente em casos de prescrições controladas.2

Por isso, investir em treinamento, atualização e ética profissional é essencial para que o balconista atue com segurança e confiança.

Para completar, as novas tendências de consumo do setor indicam um cliente mais exigente e informado, que busca nas farmácias orientação sobre autocuidado e bem-estar.3
Esse cenário requer que o atendimento seja mais consultivo e relacional. Por isso, o balconista pode também atuar como educador em saúde, capaz de traduzir informações técnicas em linguagem simples e acessível.2

Com o apoio de tecnologias, esse profissional também pode acompanhar hábitos, preferências e histórico de compras, o que permite oferecer soluções mais personalizadas e fortalecer o vínculo com o cliente.

O balcão do futuro é humano

Em meio a tantos avanços tecnológicos, uma certeza permanece: nada substitui a escuta, o olhar e a sensibilidade de quem lida com pessoas. O balconista é o primeiro a perceber dúvidas, desconfortos ou inseguranças e as acolher.

Por isso, o futuro das farmácias é feito de inovação, sim, mas também de relações humanas que inspiram confiança e promovem saúde. 

Neste Dia do Balconista, o Papo de Farmácia celebra quem mantém o cuidado em movimento, equilibrando conhecimento, empatia e tecnologia, sempre a serviço da vida.

 

Fonte: 1. UOL ECONOMIA. Setor de farmácias cresce e impulsiona pequenos negócios no Brasil. São Paulo, 4 set. 2025. Último acesso em: 29 de outubro 2025. 2.GUIA DA FARMÁCIA. Balconista: atuação indispensável. São Paulo, 17 out. 2023. Último acesso em: 29 de outubro 2025. 3.ABRADILAN. As tendências de consumo nas farmácias que nortearão 2025. São Paulo, 15 jan. 2025. último acesso em: 29 de outubro 2025.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?