
Espirros, coriza e obstrução nasal: será que é rinite alérgica?
A rinite alérgica pode desencadear complicações físicas e sociais, além de afetar a qualidade de vida. Saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamentos.
A rinite alérgica é uma condição crônica que afeta uma significativa parcela da população, sendo responsável por sintomas como espirros seguidos, coriza e obstrução nasal. No Brasil, cerca de 30% das pessoas são impactadas por essa doença. ¹
Os pacientes com rinite alérgica enfrentam, além dos sintomas físicos, desafios sociais e emocionais significativos. A doença interrompe frequentemente o sono, resultando em fadiga, irritabilidade e até mesmo em distúrbios de memória. Além disso, a falta de um tratamento adequado pode levar ao desenvolvimento de comorbidades, como asma e sinusite, aumentando ainda mais o impacto socioeconômico da doença. ²
Neste infográfico, preparamos um conteúdo detalhado sobre a rinite alérgica, desde as principais causas e sintomas até os métodos eficazes de diagnóstico e tratamento, que pode auxiliar na condução do atendimento dos profissionais de farmácia e instrumentalizar os clientes em busca de informação segura e adequada.
Clique na imagem abaixo e confira o infográfico completo
Fontes: 1.Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Rinite e asma estão entre as alergias mais prevalentes na população brasileira.Último acesso em: 19 de setembro de 2024. 2.Jornal Brasileiro de Pneumologia. “Rinite alérgica: indicadores de qualidade de vida”.Último acesso em: 19 de setembro de 2024.