
Gestão de compras na farmácia: 4 dicas para acertar
Saiba quais são os aspectos principais a serem avaliados ao fazer a gestão de compras na farmácia
Quando se fala em elevar a margem de lucro, geralmente, associa-se de imediato com precificação correta e aumento das vendas, mas outro fator muito importante é a gestão de compras na farmácia, que pode determinar a possibilidade de lucro ou prejuízo da empresa¹.
Seja para farmácias grandes ou pequenas, este é um ponto crucial para o crescimento e sucesso do negócio¹. Para isso, é necessário ter um planejamento estratégico bem organizado, considerando alguns fatores principais como a Curva ABC, cotação dos medicamentos, negociação com fornecedores e boa gestão do estoque, por exemplo².
Confira algumas dicas para você planejar a gestão de compras na farmácia neste novo ano!
1) Analisar a Curva ABC na gestão de compras na farmácia
Essa metodologia auxilia o gestor a saber quais produtos têm mais ou menos participação nas vendas da farmácia, qual a necessidade de compra do produto, o seu ciclo de giro e o preço médio pago anteriormente. Ela é muito importante para que você não deixe dinheiro parado no estoque².
Os produtos são divididos em três categorias: A, B e C, classificados a partir dos mais vendidos e com maior faturamento³.
Curva A: compras diárias e devem compor 50% do estoque da farmácia, com cobertura de 30 dias³.
Curva B: compras diárias, que devem compor 35% do estoque, com cobertura de 60 dias³.
Curva C: compras esporádicas, devem compor 10% do estoque, com cobertura de 90 dias³.
Curva D: praticamente sem reposição, adquiridos por encomenda, devem compor 5% do estoque, com cobertura de 120 dias³.
A classificação dos produtos deve ser feita periodicamente ou conforme a necessidade do seu negócio³. O Papo de Farmácia desenvolveu um material exclusivo sobre Curva ABC.
2) Estabelecer o estoque mínimo na sua gestão de compras na farmácia
Dentro da Curva ABC, você tem que saber quais produtos precisam ter um estoque mínimo para não haver ruptura – isto é, quando o cliente chega com a demanda e falta o produto, podendo ocasionar até mesmo na perda do cliente e credibilidade da sua farmácia. E também para não ter estoque acumulado, que significa dinheiro parado². Então, se você vende um produto a cada 5 dias e tem 2 no estoque, precisa de reposição da compra daqui 10 dias.
É necessário, ainda, ter o registro das movimentações de venda e projeção para cada época, considerando os períodos de sazonalidade para fazer uma boa gestão de compras na farmácia². Em época de inverno, medicamentos para gripe têm mais saída em relação às estações mais quentes. Outro ponto para se atentar é que nem sempre as maiores vendas vão se repetir no mesmo período, por conta de fatores pontuais que influenciam as compras. O volume de vendas do álcool em gel foi bem superior no início da pandemia em relação ao período atual, por exemplo.
3) Planeje uma rotina de compras na farmácia
Para garantir que essa atividade receba o cuidado que necessita, o ideal é que você crie uma rotina para a gestão de compras na farmácia. Estabeleça os dias e procedimentos necessários, como pesquisar fornecedores, consultar preços, avaliar relatórios, negociar descontos, entre outras ações². Não se esqueça de se preparar ainda com mais antecedência para a pré-alta dos medicamentos, que ocorre em março, mês anterior ao reajuste dos preços. Veja artigo específico sobre o tema aqui.
4) Qualifique os fornecedores e negocie condições de pagamento
Da mesma forma que você precisa classificar os medicamentos, também precisa avaliar os fornecedores. A dica é fazer uma planilha com todas as características de cada um, se atendem no prazo, se há possibilidade de devolução de mercadoria, a qualidade do serviço, preços e outros critérios importantes para a gestão de compras na farmácia. Além disso, pode ser bastante vantajosa criar uma relação de confiança e parceria com alguns. Pela fidelidade, você pode negociar condições diferenciadas na compra².
Fontes: 1. Guia da Farmácia. Como vencer o desafio da gestão de compras na farmácia? Acesso em 09 de janeiro de 2023. 2. Ascoferj. Planeje as compras da sua farmácia para 2022 | É de Farmácia - Programa 163. Acesso em 09 de janeiro de 2023. 3.Farmarcas. Saiba como a curva ABC ajuda na gestão de estoque da farmácia. Acesso em 09 de janeiro de 2023.
Gostou? Continue acompanhando o Papo de Farmácia para ficar sempre por dentro das boas práticas de marketing e gestão para farmácias!