Diferença entre anti-inflamatório, analgésico e antibióticos

Saiba para que serve cada um desses medicamentos

Publicado em: 16 de dezembro de 2021  e atualizado em: 24 de junho de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A ingestão de medicamentos é parte importante no tratamento e precisa ser usado de forma consciente para que tenha efeito. Por isso é recomendado consultar um médico para que ele faça a indicação da terapia mais adequada para aquela condição que você está sentindo naquele momento. Se administrado de maneira errada, ou em excesso, os medicamentos podem trazer sérias complicações, e até levar a morte¹.

Leia mais no artigo sobre o uso consciente de medicamentos aqui.

Por isso é importante conhecer um pouco mais sobre cada tipo de medicamento. Neste material, vamos abordar a diferença entre anti-inflamatório, analgésico e antibiótico.

Anti-inflamatório

Esse tipo de medicamento é utilizado para tratar dor e inflamação, amenizando os sinais de inchaço e a dor que aparecem quando há alguma inflamação². Os anti-inflamatórios podem ser indicados para dor de cabeça, nas costas, nos dentes, artrite, cólicas, febre e para minimizar as dores de pós-operatória e pós-traumática³. 

Os anti-inflamatórios não combatem infecções. Cabe ressaltar que, embora os anti-inflamatórios tenham comercialização livre nas farmácias e não precisam de prescrição médica, é necessário ter cautela com sua administração para evitar intoxicação. Seu uso inadequado pode provocar alergias, aumento da pressão arterial, gastrite, insuficiência renal, entre outros³.

Analgésico²

Os analgésicos são medicamentos prescritos para acabar com a dor. Neste caso, eles são apresentados em dois tipos. Os analgésicos mais fracos, para dores moderadas e leves, como a dipirona e o paracetamol, são indicados para dores de cabeça, contusões, entre outros. Os analgésicos fortes, a exemplo da morfina, oxicodona, tramadol, geralmente são usados para dores intensas. Estes medicamentos em hospitais são usados, por exemplo, para controlar a dor depois de uma cirurgia, ou outras dores como as provocadas pelo câncer, por queimaduras ou em acidentados.

Responda ao teste e saiba o que é Mito ou Verdade sobre o uso consciente de medicamentos aqui

E o antibiótico?²

Já os antibióticos são medicamentos utilizados para tratamento de infecções por bactérias. Pneumonias, infecção urinária, entre outras, são infecções causadas por este tipo de micro-organismo. 

Esse tipo de categoria não pode ser administrado sem a prescrição de um médico pois ele é quem irá identificar o tipo de bactéria e indicar o antibiótico para tratar este tipo. Ingerir o medicamento errado pode piorar ou dificultar a ação do antibiótico certo. 

A Eurofarma disponibiliza o Manual de Uso Consciente de Medicamentos para uma leitura mais aprofundada e educar a população sobre o uso indiscriminado de medicamentos. O material pode ser encontrado no site, acessando https://eurofarma.com.br/uso-consciente-de-medicamentos.

 

 

Fontes: 1. Uso Racional de Medicamentos. Fundação Oswaldo Cruz-fiocruz. Último acesso em 30 de novembro de 2021. 2. Você sabe a diferença entre analgésico, antibiótico e anti-inflamatório? Departamento de Farmacologia da UFSC. Último acesso em 30 de novembro de 2021. 3. Como funcionam os anti-inflamatórios? Faculdade de Ciências Farmacêuticas Unicamp. Último acesso em 30 de novembro de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?