A trombose possui causas diversas e a maior parte delas é evitável
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas¹. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região¹. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado embolia¹. Esta embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a sérias lesões¹. A trombose representa a terceira causa mais comum de doença cardiovascular nos Estados Unidos, com cerca de 200.000 novos casos por ano². No Brasil, a incidência mostra-se em torno de 0,6 por 1.000 hab/ano².
A trombose ocorre, geralmente, após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos¹. Apesar de ser um problema que geralmente afeta mais mulheres, homens também podem ter trombose¹. Em números, quando é avaliada apenas a faixa entre 20 a 40 anos, a incidência de trombose é um pouco maior nas mulheres pela maior exposição a fatores de risco, como anticoncepcionais e gestações¹. Ela possui causas diversas e fatores de risco¹. A maior parte delas é evitável, então procure sempre um médico e faça exames regularmente. Mantenha também um estilo de vida saudável¹. As principais causas da trombose são¹:
Uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal;
Tabagismo;
Ficar sentado ou deitado muito tempo;
Hereditariedade;
Gravidez;
Presença de varizes;
Idade avançada;
Pacientes com insuficiência cardíaca;
Tumores malignos;
Obesidade;
Distúrbios de hipercoagulabilidade hereditários ou adquiridos;
História prévia de trombose venosa.
Prevenção
Pequenos cuidados podem prevenir a trombose tanto pós-cirurgia como no cotidiano¹. Por isso, é fundamental manter-se em movimento, se possível, fazer atividades físicas rotineiramente¹. Além de ingerir bastante líquido¹. Caso você tenha que fazer algum tratamento ou tomar algum medicamento, como prevenção de trombose, não fique com dúvidas e pergunte sempre¹.
Viajantes (especialmente de viagens aéreas), sem fatores de risco conhecidos, devem receber somente conselhos preventivos: ingerir líquidos em abundância, evitar álcool e consumo de café e a cada duas a três horas de alongamento dos músculos da panturrilha e/ou uma curta caminhada³. Algumas atitudes também ajudam a diminuir o risco de se desenvolver uma trombose¹:
- Evitar o aumento do peso corporal;
- Usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, sempre com orientação médica;
- Movimentar-se ao máximo no dia, respeitando as limitações orientadas pela equipe de saúde;
- Realizar exercícios recomendados pela equipe de saúde;
- Parar de fumar;
- Ingerir líquidos.
Fontes: 1. Trombose: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção – Ministério da Saúde. Último acesso em 19 de dezembro de 2019. 2. Controvérsias no diagnóstico e tratamento da trombose venosa profunda pela ecografia vascular – Scielo. Último acesso em 19 de dezembro de 2019. 3. Trombose venosa profunda - Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Último acesso em 19 de dezembro de 2019.