Atualizado em 13/7/2022: a Anvisa publicou no Diário Oficial da União de 13/07/2022, resoluções que revogam o recolhimento, a interdição e a proibição da comercialização de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. Clique aqui para acessar o conteúdo atualizado, que reforça que todos os lotes válidos de produtos da Eurofarma contendo losartana disponíveis no mercado são seguros e estão aptos para o uso.
Recolhimento preventivo de medicamentos com princípio ativo losartana
A Eurofarma informa que desde setembro de 2021, em caráter preventivo, suspendeu a fabricação e bloqueou os lotes de medicamentos à base de losartana, proveniente de insumo farmacêutico de um fornecedor específico, mediante suspeita de uma possível impureza chamada “azido”. Nesta quinta, 23 de junho de 2022, a Anvisa publicou a confirmação de desvio de qualidade relacionado à presença da impureza acima dos limites estabelecidos e, como medida preventiva, faz-se necessário proceder com o recolhimento de possíveis unidades remanescentes dos lotes abaixo citados.
Por recomendação da própria Anvisa, pacientes que utilizam losartana não devem interromper seu tratamento, seguindo as seguintes orientações: continuar usando o lote que já possui ou substituir por outro que não conste da lista abaixo. A hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo seu médico. Deixar de tomar o medicamento pode trazer riscos graves a sua saúde.
Reiteramos que este recolhimento abrange somente os lotes abaixo e que os demais lotes podem ser consumidos normalmente. Ressaltamos que a losartana produzida pela Eurofarma continua com registro válido na Anvisa, respeitando os critérios de segurança, eficácia e qualidade.
Há 50 anos, existimos para tornar a saúde acessível para que todas as pessoas possam viver mais e melhor, com rigorosos padrões de qualidade na produção de medicamentos, atestados pelas autoridades reguladoras em mais de 700 produtos. Por isso, agradecemos a sua confiança e permanecemos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir no 0800-704-1993 ou euroatende@eurofarma.com. Para mais informações sobre nossos produtos e serviços, acesse www.eurofarma.com.br.
>> Clique aqui e acesse a lista de recolhimento para avaliar se há alguma unidade remanescente com você. A devolução do medicamento não tem custo ao paciente.
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Atenciosamente,
Eurofarma