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5 mitos e verdades sobre redes sociais para farmácias
Confira algumas das principais dúvidas sobre redes sociais para farmácias e entenda como melhorar o uso dessas ferramentas no seu negócio.
Quase 80% da população brasileira é formada por usuários ativos nas redes sociais e, de janeiro de 2021 para o mesmo mês de 2022, esse índice cresceu 14,3%¹. Esses dados são apenas um recorte entre os tantos indicativos do potencial das redes sociais para farmácias na divulgação de seus produtos e serviços e no relacionamento com os clientes.
Mas, apesar do uso de ferramentas e estratégias digitais ser cada vez mais popular, ainda há muitas dúvidas em torno do tema que acabam prejudicando a presença digital de pequenas farmácias e drogarias no ambiente online.
Listamos cinco mitos e verdades quando o assunto é rede sociais para farmácias, confira!
1) Não é necessário redes sociais para farmácias pequenas
Mito. As redes sociais podem ser utilizadas para ajudá-lo a se aproximar do seu público, fortalecendo o relacionamento com os clientes. A divulgação online permite que potenciais clientes conheçam seus produtos e serviços de forma rápida e eficiente, enquanto a produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo, ajuda na construção da reputação do seu negócio na área².
2) Precisa ter muitos seguidores para conseguir vender
Mito. Ter um grande número de seguidores não é, necessariamente, um sinal de sucesso nas redes sociais³. O mais importante é que seus seguidores interajam com seus conteúdos e se tornem, de fato, seus clientes. Por isso, invista na construção de uma audiência qualificada e na produção de bons conteúdos que a mantenham engajada, Conquistar novos seguidores com alto potencial de consumir de você será consequência desse engajamento.
3) Sua farmácia não precisa estar em todas as redes sociais
Verdade. Você precisa estar nos canais em que seu público também está, por isso é importante entender bem seus potenciais clientes, saber do que gostam de consumir e onde passam a maior parte do tempo na internet. Cada mídia social é mais adequada para um tipo de objetivo e de público, de acordo com sua faixa etária, preferências, entre outros fatores ³. Então, estar em muitas redes sociais exige mais dedicação para planejamento de estratégias diferentes. Priorizar as redes mais importantes para o seu negócio vai otimizar tempo e, consequentemente, alcançar resultados melhores.
4) Redes sociais são apenas para negócios online
Mito. As estratégias de marketing digital servem também para auxiliar na construção de autoridade de negócios físicos. As redes sociais para farmácias são importantes para gerar reconhecimento da marca, atrair e fidelizar clientes, estreitar o relacionamento com o público e gerar novas oportunidades de venda, inclusive atraindo o cliente para o ponto físico². Esse é, aliás, o terceiro maior motivo de 46,7% de brasileiros entre 16 a 64 anos ao navegarem nas redes sociais: encontrar produtos para comprar¹.
5) Os conteúdos de redes sociais para farmácias precisam seguir regras
Verdade. Apesar de ser fundamental estar nas redes sociais, farmácias e farmacêuticos devem ter cuidado com a legislação ao fazer uso dessa ferramenta. Em palestra realizada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo em 2019, a vice-coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia, Dra. Natascha Trolesi Cenachi, alertou sobre a importância das redes sociais para farmácias como instrumento de educação em relação à saúde, mas ponderou que é de suma importância a utilização de maneira adequada para atender as necessidades da população e destacar a importância dos serviços farmacêuticos e a atenção às normas vigentes do setor4. Veja aqui material que produzimos sobre as principais regras do marketing farmacêutico.5
Fontes: 1. Hootsuite. The Global State of Digital 2022. Último acesso em 06 de dezembro 2022. 2.Rock Content. 9 maiores mitos de Marketing Digital. Último acesso em 06 de dezembro 2022. 3. Resultados Digitais. 8 mitos sobre as redes sociais que você precisa deixar para trás. Último acesso em 06 de dezembro 2022. 4. CRF SP. Palestra destaca uso de redes sociais Último acesso em 06 de dezembro 2022. 5. Eurofarma. Conheça as principais regras do Marketing Farmacêutico Último acesso em 06 de dezembro 2022.