Confira o passo a passo da descontaminação, contribua com o meio ambiente e compartilhe!

Com a metodologia inédita desenvolvida pela Eurofarma, em parceria com o Instituto Senai de Inovação, as embalagens primárias de Astro®, Astro Suspensão® Selene®, Tamiram®, Tamisa® e genérico Azitromicina e Primera®, que tiveram contato direto com o medicamento, podem ser descontaminadas em casa e endereçadas à coleta seletiva. Nunca descarte medicamento em lixo comum sem a devida descontaminação.

Eurofarma-Astro-Crp-familia-final_2_v2-e1534785446245

 

Como descontaminar o blíster de Astro®,  Astro Suspensão®, Tamiram® e genérico Azitromicina

  1. Coloque o blíster vazio e eventuais sobras de comprimidos em um recipiente de 250 ml;
  2. Adicione cerca 2 colheres sopa (aproximadamente 30 ml) de água oxigenada 10 volumes (peróxido de hidrogênio) e 200 ml de água;
  3. Mantenha o blíster e eventuais sobras de comprimidos submersos nessa solução por 20 minutos, em recipiente aberto, em temperatura ambiente;
  4. Passado esse tempo, retire o blíster e enxague em água corrente;
  5. A solução utilizada no processo descrito acima pode ser descartada na rede de esgoto comum.

*Sugerimos que o recipiente utilizado seja separado para este fim e não tenha outro uso.

 

Como descontaminar o blíster de Selene®, Tamisa® e Primera®

  1. Coloque o blíster vazio e eventuais sobras de comprimidos em um recipiente de 250 ml;
  2. Adicione 100 ml de água sanitária (hipoclorito de sódio) e 100 ml de água;
  3. Mantenha o blíster e eventuais sobras de comprimidos submersos nessa solução por 8 horas, em recipiente aberto, em temperatura ambiente;
  4. Passado esse tempo, retire o blster e enxague em água corrente;
  5. A solução utilizada no processo descrito acima pode ser descartada na rede de esgoto comum.

*Sugerimos que o recipiente utilizado seja separado para este fim e não tenha outro uso.

Importante ressaltar que as embalagens primárias são aquelas que têm contato direto com o fármaco e não devem ser descartadas no lixo comum sem tratamento. Os procedimentos de descontaminação citamos acima garantem a descontaminação da embalagem para envio do material à coleta seletiva / reciclagem.

Já as embalagens secundárias são aquelas que não têm contato direto com o medicamento, como por exemplo as bulas e caixinhas. Justamente por não terem contato com o fármaco, não apresentam risco de contaminação e podem ser destinadas para coleta seletiva (reciclagem de papel) sem nenhuma atenção especial.

A reciclagem, além de ser uma das melhores alternativas para o reaproveitamento de materiais e para a sustentabilidade do planeta, também é fonte de renda para muitos trabalhadores que integram esta cadeia. Adote esta atitude e contribua você também com um mundo melhor!

USO CONSCIENTE DE MEDICAMENTOS

O uso indiscriminado de medicamentos, e o descarte em locais inapropriados, pode acarretar danos à saúde e ao meio ambiente. Por isso a Eurofarma criou o manual sobre o Uso Consciente de Medicamentos, que busca disseminar informações importantes para a sua saúde e a saúde do planeta.

Compartilhe com sua família e seus amigos!                   

Saiba mais