Dia Mundial do Câncer
Este 4 de fevereiro tem o objetivo de aumentar a conscientização mundial sobre a doença.
publicado em: 4 de fevereiro de 2020  e atualizado em: 28 de setembro de 2020
A data de 04 de fevereiro é celebrada como o Dia Mundial do Câncer¹. Trata-se de uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS)¹. 

 

Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano¹. Desta forma, é necessário conscientizar a população sobre a doença, envolver governos e tomadores de decisão e inspirar indivíduos em todo o mundo a agir². 

 

O que é câncer? 

O câncer é uma doença que ocorre quando um grupo de células normais do corpo passam a ter um crescimento anormal e descontrolado, muitas vezes formando um nódulo sólido chamado tumor. Esta é verdade para todos os tipos de câncer, exceto leucemia (câncer do sangue) ². 

 

Quando não tratados, os tumores podem crescer e se espalhar para outros tecidos que circundam o tumor, ou para outras partes do corpo através do sistema sanguíneo e linfático, e podem também afetar os sistemas digestivo, nervoso e circulatório ou, ainda, liberar hormônios que podem afetar funções do corpo². 

 

Excluindo o câncer de pele, que é o mais recorrente, odez cânceres mais comuns em homens são próstata, pulmão, cólon e reto, estômago, cavidade oral, esôfago, bexiga, laringe, leucemias e Sistema Nervoso Central (SNC)³. Entre as mulheres, são mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão, tireoide, estômago, corpo do útero, ovário, SNC e leucemias³. 

 

Fatos² 

Veja abaixo alguns fatos importantes sobre o câncer: 

 

  • O câncer é a segunda maior causa de morte em todo o mundo; 

  • Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, estima-se que um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres em todo o mundo desenvolverão câncer ao longo de sua vida, e que um em oito homens e uma em cada onze mulheres não sobreviverão da doença; 

  • Aproximadamente 70% de todas as mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda (LMICs). Esses países estão menos bem preparados para prestar os serviços necessários aos pacientes com câncer, ou para administrar as consequências sociais e econômicas desse ônus; 

  • Pelo menos um terço dos cânceres comuns podem ser prevenidos. Mutações genéticas estão envolvidas em 5-10% dos cânceres, enquanto 27% dos cânceres estão associados ao uso de tabaco e álcool;

  • Até 3,7 milhões de vidas poderiam ser salvas anualmente se estratégias e recursos de prevenção, detecção precoce e tratamento fossem implementadas;

  • O custo econômico total anual do câncer é estimado em aproximadamente US$ 1,16 trilhão. Isso significa perda de produtividade e renda familiar, redução da qualidade de vida, incapacidade e, por fim, morte prematura; 

  • Se 11,4 bilhões de dólares fossem investidos em estratégias de prevenção, seria possível economizar 100 bilhões de dólares usados em tratamento de câncer. 


 
Fontes:  

1 – Dia Mundial do Câncer – Instituto Nacional do Câncer. Disponível em https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-do-c%C3%A2ncer. Último acesso em 27 de janeiro de 2020. 

2 – O Dia Mundial do Câncer e o contexto global do câncer – World Cancer Day. Disponível em https://www.worldcancerday.org/sites/default/files/2018-12/2019%20World%20Cancer%20Day_Backgrounder_BR-PT_Final.pdf. Último acesso em 27 de janeiro de 2020. 

3 – 04/02: Dia Mundial de Luta Contra o Câncer – ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Disponível em https://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/qualidade-da-saude/4832-04-02-dia-mundial-de-luta-contra-o-cancer. Último acesso em 27 de janeiro de 2020.