Dia Mundial do Câncer
A data foi criada para conscientizar as pessoas e chamar a atenção para sua prevenção e tratamento precoce.
Em 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Câncer. Trata-se de uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção¹ ².
As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos - como o ambiente, costume ou hábitos - até fatores internos, como as características genéticas predeterminadas. Por isso, é necessário conscientizar e educar a população sobre os riscos do câncer, envolver governos e inspirar as pessoas em todo o mundo a agir².
O que é câncer?
O câncer é a segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo, e acontece quando um grupo de células normais do corpo começa a crescer de forma descontrolada e anormal, formando um nódulo, que recebe o nome de tumor, exceto nos casos de leucemia (leia mais em fevereiro Laranja – Leucemia aqui). Se não tratado, o tumor cresce, podendo se espalhar para outros tecidos próximos ou outras partes do corpo por meio do sistema sanguíneo e linfático, podendo afetar os sistemas digestivo, nervoso e circulatório ou, ainda, liberar hormônios que podem atingir outras funções do organismo².
Conheça Dez dicas para se prevenir do câncer e como hábitos saudáveis colaboram para isso.
Os 10 cânceres mais comuns nos homens são próstata, pulmão, cólon e reto, estômago, cavidade oral, esôfago, bexiga, laringe, leucemias e Sistema Nervoso Central (SNC). Já entre as mulheres estão o câncer de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão, tireoide, estômago, corpo do útero, ovário, SNC e as leucemias³. Neste artigo, conhecemos um pouco sobre os tipos mais comuns aqui.
Fatos importantes sobre o câncer² O câncer é a segunda maior causa de morte em todo o mundo;
Um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres desenvolverão algum tipo de câncer ao longo de sua vida e um em oito homens e uma em cada onze mulheres serão vítimas fatais do dele, segundo estimativas da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer;
Cerca de 70% de todas as mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda, geralmente menos preparados para atender aos pacientes com câncer;
Cerca de um terço dos cânceres comuns podem ser prevenidos: 27% deles estão associados ao uso de álcool e do tabaco. As mutações genéticas correspondem a aproximadamente 5-10% dos cânceres;
Seria possível salvar até 3,7 milhões de vidas anualmente, implementando-se mais estratégias de prevenção, detecção precoce e tratamento;
1,16 trilhão de dólares é o custo econômico total anual do câncer;
Investindo 11,4 bilhões de dólares em prevenção, economizaria cerca de 100 bilhões de dólares usados no tratamento de câncer.
Campanha 2022/2024⁴
E é chamando a atenção para a desigualdade que para os próximos dois anos a campanha do Dia Mundial do Câncer vai seguir pelo guarda-chuva do tema #CloseTheCareGap (Fechar a Lacuna de Cuidados, em tradução simples), reforçando que a prevenção e tratamento para o câncer devem ser iguais, independente de renda, localização geográfica, etnia, orientação sexual, gênero, entre outros, melhorando o acesso a cuidados de qualidade, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos.
Fontes: 1. Dia Mundial do Câncer. Instituto Nacional do Câncer. Último acesso em 01 de fevereiro de 2022. 2. O Dia Mundial do Câncer e o contexto global do câncer. World Cancer Day. Último acesso em 01 de fevereiro de 2022. 3. 04/02: Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Último acesso em 01 de fevereiro de 2022. 4. World Câncer Day 2022-2024 Campaign launch. Union for International Cancer Control (UICC). Último acesso em 01 de fevereiro de 2022.