Dia Mundial do Câncer

A data foi criada para conscientizar as pessoas e chamar a atenção para sua prevenção e tratamento precoce.

Publicado em: 4 de fevereiro de 2020  e atualizado em: 2 de fevereiro de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Em 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Câncer. Trata-se de uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção¹ ².

As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos - como o ambiente, costume ou hábitos - até fatores internos, como as características genéticas predeterminadas. Por isso, é necessário conscientizar e educar a população sobre os riscos do câncer, envolver governos e inspirar as pessoas em todo o mundo a agir².

O que é câncer? 

O câncer é a segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo, e acontece quando um grupo de células normais do corpo começa a crescer de forma descontrolada e anormal, formando um nódulo, que recebe o nome de tumor, exceto nos casos de leucemia (leia mais em fevereiro Laranja – Leucemia aqui). Se não tratado, o tumor cresce, podendo se espalhar para outros tecidos próximos ou outras partes do corpo por meio do sistema sanguíneo e linfático, podendo afetar os sistemas digestivo, nervoso e circulatório ou, ainda, liberar hormônios que podem atingir outras funções do organismo².

Conheça Dez dicas para se prevenir do câncer e como hábitos saudáveis colaboram para isso.

Os 10 cânceres mais comuns nos homens são próstata, pulmão, cólon e reto, estômago, cavidade oral, esôfago, bexiga, laringe, leucemias e Sistema Nervoso Central (SNC). Já entre as mulheres estão o câncer de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão, tireoide, estômago, corpo do útero, ovário, SNC e as leucemias³. Neste artigo, conhecemos um pouco sobre os tipos mais comuns aqui.

Fatos importantes sobre o câncer² 

O câncer é a segunda maior causa de morte em todo o mundo;

Um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres desenvolverão algum tipo de câncer ao longo de sua vida e um em oito homens e uma em cada onze mulheres serão vítimas fatais do dele, segundo estimativas da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer;

Cerca de 70% de todas as mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda, geralmente menos preparados para atender aos pacientes com câncer;

Cerca de um terço dos cânceres comuns podem ser prevenidos: 27% deles estão associados ao uso de álcool e do tabaco. As mutações genéticas correspondem a aproximadamente 5-10% dos cânceres; 

Seria possível salvar até 3,7 milhões de vidas anualmente, implementando-se mais estratégias de prevenção, detecção precoce e tratamento;

1,16 trilhão de dólares é o custo econômico total anual do câncer;

Investindo 11,4 bilhões de dólares em prevenção, economizaria cerca de 100 bilhões de dólares usados no tratamento de câncer.

Campanha 2022/2024⁴

E é chamando a atenção para a desigualdade que para os próximos dois anos a campanha do Dia Mundial do Câncer vai seguir pelo guarda-chuva do tema #CloseTheCareGap (Fechar a Lacuna de Cuidados, em tradução simples), reforçando que a prevenção e tratamento para o câncer devem ser iguais, independente de renda, localização geográfica, etnia, orientação sexual, gênero, entre outros, melhorando o acesso a cuidados de qualidade, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos.

 

Fontes: 1.  Dia Mundial do Câncer. Instituto Nacional do Câncer. Último acesso em 01 de fevereiro de 2022. 2.  O Dia Mundial do Câncer e o contexto global do câncer. World Cancer Day. Último acesso em 01 de fevereiro de 2022. 3.  04/02: Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Último acesso em 01 de fevereiro de 2022. 4. World Câncer Day 2022-2024 Campaign launch. Union for International Cancer Control (UICC). Último acesso em 01 de fevereiro de 2022. 

 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?